Linhares e João Neiva assinam convênio de destinação de reciclável para a Usina de Triagem do Aviso

O prefeito de Linhares, Nozinho Correa, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 18, um convênio com a Prefeitura de João Neiva para o recebimento de lixo reciclável que será encaminhado à Usina de Triagem de Resíduos Sólidos do município, localizada no bairro Aviso. O convênio permite que João Neiva faça a destinação correta do lixo reciclável da cidade, adequando o município a uma das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e contribui para o fortalecimento da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Linhares (Acarli).

A participação de Linhares se deu pelo fato do município ser uma referência em coleta seletiva no Espírito Santo. A Usina começou a funcionar em 2012, separando 12 toneladas de lixo reciclável e gerando uma renda média de R$ 300,00 para os catadores. Com os investimentos feitos a partir de 2013, o local passou a ser responsável pela separação média de 35 toneladas de lixo e gerando uma renda média de R$ 1 mil para os membros da Acarli.

"Fico muito feliz em poder ajudar um município próximo a dar uma solução para o lixo reciclável. Linhares é um dos municípios que se destacam no cumprimento das políticas de resíduos sólidos. Quanto mais lixo conseguirmos separar para a reciclagem, maior será o lucro da associação dos catadores", garante o prefeito Nozinho Correa. Para o prefeito de João Neiva, Romero Gobbo Figueredo, a assinatura do convênio contribui para o desenvolvimento das duas cidades. "Essa assinatura contribui para o fortalecimento e a sustentabilidade dos municípios", afirma o chefe do executivo de João Neiva.

A coleta seletiva de João Neiva começará por meio de um projeto piloto a ser realizado no bairro Cohab. A previsão é encaminhar para Linhares, inicialmente, uma média de 100 quilos de lixo reciclável por semana. Na visão da presidente da Acarli, Marizete Bernardo dos Santos, quanto maior o volume de material reciclável, maior será a rentabilidade da associação. "Nós separamos o lixo e vendemos para uma empresa de Vitória. Quanto maior a quantidade de material reciclável que chega, principalmente papel e plástico, maior será o volume que iremos vender, o que significa mais rentabilidade para os catadores. A prefeitura tem investido na usina e graças ao trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente estamos conseguindo uma melhor qualidade de vida", afirmou Marizete.

Além dos prefeitos de Linhares e João Neiva, também participaram da assinatura do convênio, pela parte de Linhares, Walter Maia Júnior, secretário de Meio Ambiente, e José Roberto Macedo Fontes, secretário de Planejamento. Já de João Neiva, estiveram presentes o secretário de Obras, Everaldo Grippa, de Agriculgura, Celso Feu Corrêa, o vice-prefeito da cidade, Edilson Belloti, e a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Roberta Comin Sarcinelli. O encontro também foi acompanhado pela presidente da Acarli, Marizete Bernardo dos Santos, e pelo chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, Luciano Cunha Cabral.