Casa própria: Começam hoje (11) as reuniões dos contemplados com imóveis populares no bairro Aviso

Para centenas de famílias de Linhares, o sonho da casa própria começa a se transformar em realidade na noite desta quarta-feira (11). O Departamento de Habitação realiza, às 18h30, a primeira reunião para explicar os detalhes de como será feita a entrega das 600 casas do condomínio Rio Doce, no bairro Aviso, às famílias contempladas. As residências fazem parte do projeto Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Ao todo serão quatro encontros, com a participação de 150 famílias por vez. Os contemplados vão receber orientações sobre o processo de entrega das casas, já que os imóveis serão disponibilizados por meio de sorteio. A previsão é que as residências sejam entregues até dezembro deste ano.

Cada família passou por uma rigorosa seleção com base em critérios exigidos tanto pelo Governo Federal quanto pelo Municipal.  Foram vários encontros e seleções até que os contemplados pudessem finalmente ser selecionados.

Os critérios nacionais determinam que para ter direito à uma das casas a família precisa estar morando, ou tenha sido desabrigada, em áreas de risco ou insalubres; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e famílias com renda mensal até R$ 1,6 mil. Já os critérios municipais exigem que as famílias sejam residentes em Linhares e paguem aluguel há pelo menos cinco anos bem como famílias com pessoas com problemas de doença crônica incapacitante para a inserção no mercado de trabalho (devidamente acompanha pela secretaria de Saúde municipal ou estadual).

Com base nesses critérios, 75% das unidades residenciais foram destinadas às famílias que preencheram 4 ou 5 dos critérios pré-estabelecidos. As demais unidades habitacionais foram destinadas às famílias que preencheram de 1 a 3 critérios.

"Durante as reuniões anteriores, fizemos uma checagem completa dos dados fornecidos pelas famílias cadastradas. Conferimos documentos, rendas, e somente as famílias que se encaixaram nos critérios pré-definidos foram contempladas", explicou a diretora de Habitação do município, Nilse Fregona.

As obras do Residencial Rio Doce foram realizadas pelo Governo Federal. Para evitar que as residências sejam alagadas pela cheia do Rio Doce, foi realizado um trabalho de drenagem e contenção de águas, por meio de diques.