Congo, jongo, folia de reis, capoeira e muito mais no encontro das bandas de Congo de Regência

Ponto alto de um dos maiores expoentes da cultura capixaba, o Encontro das Bandas de Congo de Regência foi realizado na manhã deste domingo (8), em meio às festividades do Centenário da Memória de Caboclo Bernardo. O encontro começou bem cedinho, na pousada de Tia Mariquinha, uma das moradoras mais queridas da Vila de Regência. Mais e 40 grupos folclóricos de diversos municípios capixabas participaram do evento, que foi um sucesso.

O encontro reuniu milhares de pessoas de todo o Espírito Santo e até mesmo de outros Estados. Todos vieram prestigiar o acontecimento cultural do ano em Linhares. Os grupos participantes foram homenageados com uma réplica da medalha que Caboclo Bernardo recebeu da Marinha do Brasil por seu ato heroico ao salvar 128 marinheiros do naufrágio do o Imperial Marinheiro, há mais de 100 anos, quando o Brasil ainda estava na época do Império.

As medalhas foram entregues pelo prefeito de Linhares, Nozinho Correa, e pelo secretário municipal de Cultura, Roberto Cordeiro. Para o prefeito, a festa de Caboclo Bernardo é um marco na história linharense e motivo de orgulho para todos.

"A bravura de Caboclo Bernardo mostrou que todos são capazes de enfrentar e superar desafios. Para mim é uma honra estar aqui, na festa de centenário de sua memória, e parabenizar todos os participantes desta grande mostra de cultura popular", afirmou o prefeito.

De acordo com o analista de projetos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Márcio Rosa, o encontro se destaca pela diversidade de manifestações culturais como o jongo, o caxambu, folia de reis e capoeira. "São diversos grupos folclóricos participantes que se diferenciam pelo modelo de seus tambores, seus cânticos e suas danças", explicou Márcio.

Esse é o caso da Banda de Congo de Pedrolândia, localizada na zona rural do município. O grupo foi formado há mais de 50 anos e é liderado pelos mestres  Zuza e João Batista. Durante todo o dia, os integrantes mostraram o encanto do som das casacas e tambores. "Estou muito emocionado de participar de um encontro tão bonito como este aqui, e fico ainda mais emocionado em saber que trata-se de uma homenagem ao centenário de memória de Caboclo Bernardo", declarou o mestre.

A capoeira também foi representada  no evento pelo grupo Candeeiro, do município de Itapemirim, no Sul Estado. Os participantes encantaram os visitantes ao mostrar toda a sua ginga. Formado há mais de seis anos, o grupo têm em sua composição 120 capoeiristas, sendo que estiveram presentes no evento 17 membros, além do contra mestre João Carlos.

"É um orgulho representar  a nossa capoeira aqui neste encontro que é tão prestigiado em todo o Brasil. Nós todos estamos muito felizes em fazer parte de uma festa tão linda e organizada", afirmou o contra mestre.