Centenário da Memória de Caboclo Bernardo: Aprenda a fazer sua própria casaca

Estrela da festa no folclore capixaba, ela é, ao lado dos tambores, a responsável por dar o tom ao nosso congo. Quando esse charmoso instrumento musical entra em cena e a vareta percorre seus vincos transversais que lembram as costelas de uma pessoa, não há quem consiga ficar parado. A casaca encanta!
 
E nas comemorações do centenário da memória do Caboclo Bernardo você poderá não apenas conhecer o funcionamento desse instrumento, mas também construir um. Isso mesmo, fazer sua própria casaca e levar para casa. 

Neste sábado (7), a Secretaria Municipal de Cultura realiza a 2ª  edição da  oficina gratuita de casaca, ministrada no Centro Ecológico, do projeto Tamar, das 8 às 12h e das 14 às 17 horas, pelo artesão da Vila, Rodrigo Caliman, nosso Mestre Orelha.
 
A madeira e o bambu serão cortados previamente, pois o maquinário e o tempo necessário para essa etapa inviabilizariam um número maior de participantes, mas o processo será detalhado teoricamente. As casacas serão esculpidas, montadas e pintadas durante a oficina.
 
Os interessados devem fazer a inscrição no local, a partir das 7h30, no sábado, dia do evento (7). Mas não se atrase, porque há apenas 20 vagas.