Artistas de Regência participam de exposição no Sítio Histórico de São Mateus

A sala Ciro Sodré, do Sítio Histórico de São Mateus, recebe nesta quinta-feira, 22, o coquetel de vernissage que abre a exposição "Naïfs de Regência". A sala de exposição será aberta ao público, das 8h às 11h e das 13h às 16ha partir do dia 23 de maio e segue até o dia 20 de junho. A entrada é gratuita. A exposição traz trabalhos feitos pelos artistas Luiz Natal, Vaninho Bragatto e Eduardo Almeida, todos moradores de Regência Augusta e militantes culturais da região Norte capixaba.
 
De acordo com a curadora do espaço, Shila Joaquim, as telas expostas dão a dimensão da riqueza sensorial dos três artistas e ressalta a afeição dedicada à Regência. Além de retratarem com simplicidade a beleza poética. Os artistas Luíz Natal, Vaninho Bragatto e Eduardo Almeida são referências em naif do norte capixaba e são respeitados nacionalmente pelos seus trabalhos. Os três pintores naïfs trazem como convidada a artesã Gizzelle Agrizzi que apresenta um trabalho interessante em que a bijuteria e peças diversas são apresentadas em pequenos e delicados quadros. 
 
A sala Ciro Sodré fica nas dependências do Sítio Histórico de São Mateus. Ainda segundo a curadora, a sala Ciro Sodré é o espaço expositivo oficial do município, e ao longo de 2014, estará disponível à população onde serão oferecidas exposições gratuitas de qualidade que possam espelhar a diversidade da cultura capixaba, mas sobretudo incentivar o movimento de artes plásticas no município. As escolas interessadas em agendar visitas monitoradas podem entrar em contato com a artista plástica e curadora do espaço, Shila Joaquim, através do telefone (27) 99895-3307.
 
Saiba mais:
 
O Naïf é um gênero de pintura praticado por pintores autodidatas que, em geral, usam de temas do cotidiano brasileiro. Existem pintores naifs no mundo todo e também vários eventos e galerias especializadas nesse gênero. Essa arte é consumida por colecionadores, amantes da cultura popular e tem grande aceitação entre os estrangeiros que visitam o país.