Dia do Desafio: Linhares enfrentará cidade da Guatemala no dia 28 deste mês

Linhares vai participar da edição deste ano do Dia do Desafio. As atividades como alongamentos, aulas de aeróbica, atividades rítmicas corporais e dança serão realizadas no dia 28 deste mês. Depois vencer o município de Porto Seguro, Bahia, em 2013, vamos disputar com a cidade de Sololá – Guatemala. As ações vão acontecer na Praça 22 de Agosto, no Centro, nas academias particulares e ao ar livre, instituições de ensino e pode envolver demais interessados.

A competição do Dia do Desafio é feita entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar o maior número de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Na competição podem participar pessoas de todas as idades. Os exercícios serão executados com acompanhamento de profissionais capacidados. De acordo com Ângela Gusmão, coordenadora de eventos e atividades físicas da Secretaria de Esporte e Lazer, no ano passado, Linhares conseguiu que 38,64% da população participasse do evento. O número corresponde a 52.765 pessoas.

"Já Porto Seguro, cidade contra a qual concorremos ano passado, conseguiu que 3,15% da população praticasse alguma atividade física. Neste ano, nossa expectativa de envolvimento também é positiva porque, hoje, Linhares é vista como cidade modelo em atividade física. Estamos preparando uma série de ações para envolver e motivar ainda mais pessoas a participarem conosco desta saudável competição", diz a coordenadora.

Como surgiu o desafio
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A idéia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.