Videomonitoramento: Agentes da Guarda Municipal impedem furtos, tráfico de drogas e arrombamentos

Furtos, tráfico de drogas, arrombamentos, acidentes, nada escapa dos olhos treinados dos agentes da Guarda Municipal de Linhares que trabalham na Central de Videomonitoramento. Exemplo disso foi uma prisão realizada na noite da última terça-feira (15) no Centro. Um rapaz foi detido pela Polícia Militar após furtar objetos que estavam dentro de um carro estacionado no Centro. A prisão só foi possível graças ao alerta dado pelos Guardas Municipais, que flagraram o crime.

As imagens mostram um rapaz dentro de um carro, fazendo buscas no interior do veículo. Cerca de três minutos depois, o suspeito deixa o automóvel e foge em uma bicicleta em direção à BR 101 carregando uma pequena bolsa. Imediatamente, os operadores das câmeras, que acompanharam toda a ação, informaram à PM que o rapaz, de boné branco e bermuda escura, usando fones de ouvido, estava na avenida Capitão José Maria. Cerca de dez minutos depois uma radiopatrulha retorna ao local do fato já com o suspeito detido.

"No ano passado foram registradas 92 detenções originadas a partir do alerta dado à Polícia Militar pelos Guardas Municipais que operam o sistema. Já este ano, 53 detenções foram realizadas graças ao trabalho atento e eficiente de nossos guardas. Estamos usando a tecnologia na prevenção e combate ao crime", afirmou o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro.

Atualmente, Linhares possui 11 câmeras de videomonitoramento instaladas no Centro da cidade. Outras 80 novas câmeras estão sendo instaladas em diversos bairros do município. Elas estarão funcionando já em meados deste ano, quando as obras da nova Central de Videomonitoramento estiver concluída. Segundo dados estatísticos do Governo do Espírito Santo, a média de redução na criminalidade nas áreas onde há câmeras instaladas é de aproximadamente 60%. O monitoramento é feito 24 horas por dia por 12 operadores que trabalham por turnos.