Comunicado Oficial: Programação de Verão nas praias está suspensa por tempo indeterminado

Em virtude das fortes chuvas que provocaram alagamentos e destruição em várias ruas das praias do município, a Prefeitura de Linhares informa que a Programação de Verão está suspensa por tempo indeterminado em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. A decisão foi tomada após o município verificar que os balneários não apresentam condições sanitárias e nem infraestrutura para garantir a segurança de moradores e turistas.

Entre os problemas encontrados nos balneários está a dificuldade na captação de água. Em Pontal do Ipiranga, por exemplo, o abastecimento está sendo realizada de forma a atender, prioritariamente, a população local, estimada em cerca de duas mil pessoas. Contudo, esse número sobe para cerca de 10 mil pessoas durante o verão, por causa de turistas e visitantes, e não haveria como suprir toda a demanda caso o município continuasse com a programação normal.

Outra preocupação é com a limpeza dos balneários. A Secretaria de Serviços Urbanos informou que é preciso esperar as águas secarem para iniciar um trabalho efetivo. A realização de reparos na infraestrutura, por parte da Secretaria de Obras, também depende de ruas secas, o que não é possível no momento em vários pontos.

Além disso, uma das maiores preocupações do município é prevenir possíveis surtos de doenças como difteria, leptospirose, hepatite, dengue e demais doenças que geralmente aparecem em locais que passaram por alagamentos. O momento é de salvar vidas e expor uma grande quantidade de pessoas a situações de risco seria um ato de irresponsabilidade do município.

Por fim, a viagem de turistas e visitas a Pontal do Ipiranga depende também da liberação oficial da estrada de acesso ao balneário, liberação esta que deve ser feita pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER), do Governo do Estado. A liberação preliminar, feita pela prefeitura, foi feita em caráter emergencial, para que moradores e pessoas isoladas pudessem sair ou entrar em Pontal do Ipiranga para realizar ações de extrema necessidade. Contudo, a estrada ainda não está segura para receber um grande fluxo de veículos.