Trânsito municipalizado: Prefeitura de Linhares divulga balanço de infrações registradas em novembro

No último dia 8 de novembro, o trânsito linharense passou a ser responsabilidade da administração municipal.  Desde então, 618 infrações foram registradas pelos agentes de trânsito municipais, a maior parte, relacionada à falta do uso do cinto de segurança. A maior parte das infrações foi registrada no Centro da cidade, local onde os 18 agentes municipais estão concentrados. O número pode aumentar caso seja identificada a necessidade de mais contratações.  

Ao todo, 237 motoristas foram autuados por estar sem cinto, o que equivale a 38% do total de infrações registradas. Logo atrás vem a infração por estacionamento irregular, registrada 179 vezes. Dirigir veículo usando celular vem logo depois, como a terceira infração mais registrada, acumulando 149 ocorrências. Também foram registradas infrações relacionadas a executar retorno proibido (4%), avanço de sinal (2%), executar convergência proibida (1%) e transitar na contramão (1%).

"O objetivo é cumprir a legislação de trânsito e punir o motorista que comete infrações", afirma o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro. "A cultura do município era a de que não havia fiscalização no trânsito. Agora, os agentes cobram o que está previsto na lei. No primeiro momento, pode soar como uma atitude antipática, mas pensamos no bem comum e não no individual. O motorista que comete uma infração atrapalha o seu semelhante. Queremos tornar o trânsito de Linhares mais humano", completa. Em breve, uma campanha educativa relacionada ao assunto deve acontecer.