Obras produzidas em sala de aula são expostas na Biblioteca Pública Municipal

Cerca de 100 trabalhos feitos em sala de aula por alunos da professora Valéria Frinhani, que leciona a disciplina de Arte na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Marília de Rezende Scarton, foram expostos nesta sexta-feira (04) na Biblioteca Pública Municipal Antônio Azevedo Lima, na Praça 22 de Agosto.

Os trabalhos fazem parte do projeto "Pop Naif Brasil", desenvolvido em sala de aula com os alunos do 6º ao 9º ano. O projeto tem por objetivo levar aos alunos o conhecimento da vida dos pintores Luis Natal e Romero Brito, bem como suas obras e a importância delas para a cultura brasileira e, em especial, a linharense. Os trabalhos expostos fazem uma releitura das obras dos artistas Romero Brito e Luís Natal, de Pernambuco e Regência, respectivamente.

Os alunos  Rafael Fernandes, Natalia Barrros, Julia Rocha e Eduardo Pazitto visitaram a exposição nesta manhã e ficaram felizes com a oportunidade de ver o trabalho produzido na escola fora da sala de aula. De acordo com Rafael Fernandes, ele e os colegas não conheciam os artistas. "A gente não tinha noção que nossos trabalhos ficariam tão legais. Não conhecíamos os artistas e nem o estilo adotado por eles em suas obras", explica Rafael.

Para o aluno Eduardo Pazitto, a exposição é fruto do trabalho e envolvimento da professora Valéria. "Se ela não tivesse nos apresentado os artistas e nos explicados as técnicas que eles utilizam, com certeza, hoje a exposição não estaria acontecendo. É graças a ela que o nosso interesse pela arte foi despertado", comemora Eduardo.

Saiba mais sobre os estilos dos pintores que inspiraram os trabalhos dos alunos:
 

Pop art: foi um movimento inspirado na cultura de massa, ou seja, popular. Essa vertente transformava temas do cotidiano em obras, refletindo de maneira criativa e ácida os traços e contornos da sociedade de consumo. Surgiu no final dos anos 50. Teve destaque nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Arte Naif: também conhecida como arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área.