SAAE: Terminou nesta sexta-feira a greve iniciada pela categoria na última terça-feira

Os servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares decidiram, na tarde desta sexta-feira (20), acabar por tempo indeterminado a greve iniciada pela categoria no último dia 17. Os servidores queriam um reajuste salarial de 15%, sendo que a proposta do SAAE foi de 7,16%, valor máximo que poderia ser pago pela autarquia. A categoria decidiu pelo fim da greve e o valor do reajuste permaneceu nos 7,16%, o maior aumento dado pela Prefeitura de Linhares nos últimos 5 anos.

Além do reajuste, o SAAE também já havia realizado uma reposição salarial de 2,87%, retroativo a julho de 2012, o que totalizou um aumento de 10,03% este ano. Vale lembrar ainda que a autarquia também já havia elevado o ticket alimentação para R$ 500,00.

Segundo o diretor do SAAE, Ademir Lima, a greve teve adesão de cerca de 10% da categoria e o abastecimento de água e a manutenção da rede de esgoto do município não foram prejudicados.

Além do reajuste salarial de 15% exigido pela categoria, outras dez solicitações foram feitas pelos servidores e todas seriam atendidas (exceto o pedido de reajuste de 15%). Contudo, como a pauta foi rejeitada pela categoria, solicitações como assistência médica e odontológica e a revisão do Plano de Cargos e Salários, que estevam incluídas na pauta, deverão ficar para as próximas negociações, em 2014.

Apesar da pauta ter sido rejeitada, a Comissão Municipal de Acompanhamento da Greve decidiu manter tópicos que entendeu ser de direito do trabalhador, como pagamento de insalubridade para quem realmente se enquadra nos critérios legais e investimentos de R$ 52 mil na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).