Gigante do Voleibol linharense é destaque nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal

Há um ano Diego Henrique Mendes nem sonhava em integrar um time de vôlei. Central do CTV, que disputa os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa de 12 a 14 anos, o linharense de 14 anos, 1,92m de altura, começou a praticar a modalidade há pouco mais de um ano, por incentivo do seu antigo professor de educação física, que viu na estatura do garoto um grande trunfo para a equipe.

Diego e os companheiros do Centro de Treinamento de Voleibol (CTV) enfrentam os atletas de Roraima às 14h30 desta sexta-feira, dia 13. A vitória vale vaga na final dos Jogos Escolares. Os meninos de Linhares estão invictos.

Diego chama a atenção pela concentração e seriedade dentro das quadras, e pela timidez fora dela. Jogador indispensável na equipe da escola de Linhares, cidade do interior do Espírito Santo, Diego Henrique admite que não sabia praticamente nada do esporte e ainda busca conhecer melhor a modalidade que pratica. "Nunca me interessei muito pelo vôlei, mas agora preciso acompanhar mais, até para poder ver como os profissionais jogam. Tento assistir aos jogos da Superliga e da Seleção Brasileira", explica o central, que admite um carinho especial pelo time do Sesi-SP, terceiro colocado na Superliga 2012/2013.

O vôlei mudou radicalmente a vida de Diego Henrique. Graças ao esporte, o capixaba melhorou bastante suas notas na escola, além de fazer novos amigos, o que era um problema para o central, por causa da sua timidez. Além de tudo, o atleta vislumbra na modalidade uma perspectiva de um futuro melhor.

"Penso em ser profissional e quem sabe chegar um dia à Seleção Brasileira. Treinamos quatro horas por dia, às segundas, terças e quintas e geralmente jogamos nos fins de semana. Meu ponto forte é o ataque e o bloqueio, mas preciso melhorar muitas coisas ainda, como o meu saque, por exemplo", disse Diego, que logo em seu primeiro torneio, a Copa Brasil de Vôlei Mirim, disputada em 2013 em Porto Real (RJ), conquistou uma medalha de prata com a equipe do José Modeneze com atuações que chamaram a atenção de equipes de escolas de várias partes do país e renderam ao central alguns convites para testes.

A técnica do José Modeneze, Kelley Bonicenha trabalha com vôlei na cidade já há alguns anos e disputou os Jogos Escolares da Juventude em 2008. Para a treinadora, ver atletas como o Diego Henrique se destacando no esporte dá a ela uma sensação de dever cumprido. "Ver a evolução do Diego dia após dia é muito gratificante. Treinamos duas vezes por semana e nas minhas folgas treino ele separadamente, para que ele possa crescer tática e tecnicamente. Nosso objetivo é fazer com que ele chegue ao mesmo nível dos outros atletas que já estão há mais tempo no vôlei", completa a treinadora.