Procon de Linhares orienta a população sobre produtos de Páscoa

Com a chegada da Semana Santa o consumo de pescados, frutos do mar e chocolates aumentam. Por isso é muito importante ficar atento antes de ir às compras. Pensando nisso, o Procon de Linhares dá algumas orientações sobre os produtos mais consumidos nesse período.

Ao optar por ovos de Páscoa e chocolates o consumidor deve observar cuidadosamente a data de validade, as condições da embalagem e os ingredientes. Chocolates com recheios de frutas tendem a perecer com maior facilidade.

Um dos pratos favoritos do capixaba é a "torta capixaba". E é justamente aqui que o consumidor deve ter mais atenção na hora de comprar os ingredientes.  Antes de adquirir os pescados in natura é necessário verificar as condições de higiene do local, bem como a forma que os pescados são armazenados e acondicionados.

O gelo utilizado na refrigeração dos pescados, por entrar em contato com o produto, deverá ser fabricado com água potável.  Os estabelecimentos precisam adotar medidas a fim de proteger os alimentos in natura de contaminação por animais, insetos, aves, elementos químicos, microbiológicos ou por outras substâncias indesejáveis durante a manipulação e armazenagem dos alimentos.

O Procon destaca ainda algumas orientações na escolha dos peixes e frutos do mar. O peixe deve estar com as guelras vermelhas, olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas não devem se desprender com facilidade.

É importante que o consumidor passe o dedo pelas guelras para verificar se o tom avermelhado não é um corante aplicado com a finalidade de confundir o consumidor. Quanto aos frutos do mar, no caso do camarão, estes devem ser firmes e com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais.

Os mexilhões, mariscos e ostras, se forem comprado de forma in natura, observar se as valvas (conchas) estão bem fechadas, pois moluscos com valvas abertas não estão aptos para o consumo. Para adquirir marisco sem concha, o produto deverá ter o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Caso os produtos sejam industrializados, o consumidor terá que verificar as informações contidas no rótulo do produto, como data de validade.

"A informação é a principal ferramenta à disposição dos consumidores para um consumo consciente e seguro e a que melhor defende seus interesses econômicos e sociais, além de ser fundamental para o fortalecimento e concretização de sua cidadania", afirmou o coordenador do Procon municipal Alysson Gomes Reis.