Notícias

Aproveite o feriadão e conheça as trilhas ecológicas de Linhares

Linhares possui um roteiro exuberante de trilhas ecológicas. São passeios que misturam misticismo, orquídeas, animais em extinção, muita história e cachoeiras. E o melhor, o contato com a natureza é direto e encantador, e tudo de graça.

Aproveite o feriadão de Corpus Christi, desfrute de momentos ao lado da família e dos amigos, e conheça de perto todas estas belezas.

Flona de Goytacazes

Conhecer um pedacinho da Mata Atlântica, em Linhares, é uma boa opção para aproveitar  a Flona de Goytacazes, uma reserva cheia de belezas naturais.
O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de árvores nativas e animais silvestres da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.

Para os amantes da natureza, em meio ao verde, podem encontrar a tranquilidade e o bem-estar. A Flona tem também trilhas que proporcionam uma boa aventura, como a trilha da capivara. A Flona de Goytacazes é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil, possui 1.400 hectares e está localizada no Km 153 da BR 101.

A reserva fica apenas a 2 km do Centro de Linhares, no sentido Bebedouro.  A Floresta fica aberta para visitantes todos os dias da semana, das 8 às 16 horas. Para conhecê-la, basta somente se dirigir até o local.
Pontal do Ipiranga

No balneário, há complexos de vegetação de restinga, uma das mais protegidas do Espírito Santo. Para quem gosta de aventura, há, ainda, duas trilhas ecológicas: Trilha das Tartarugas e Anjos da Alagoinha, ambas na estrada que dá acesso ao Rio Ipiranga.

As trilhas foram criadas com a iniciativa do Ecocidadania, um programa da Petrobras, e são sinalizadas com placas que, além de indicarem o caminho, informam os tipos de animais e plantas que existem no local.

A região conta, também, com um museu, com peças que contam a história da comunidade e exposição e venda de peças artesanais, feitas pelas fuxiqueiras.

Degredo

Além do povo, o grande atrativo turístico de Degredo são os passeios ecológicos ao longo da vegetação de restinga e as praias desertas, próprias para prática de atividades como surf e pesca.

Na Vila, o Projeto Ecocidadania (Petrobrás) fez uma das trilhas ecológicas. Em meio à exuberante mata nativa da praia, está o caminho e a natureza a serem descobertos. A cada olhar, uma nova surpresa.

O passeio é orientado por placas com as indicações de que espécies de animais e plantas serão encontradas, tudo devidamente explicado, uma fonte de aprendizado natural.

Seguindo em direção norte pela estrada que liga Degredo ao Pontal do Ipiranga encontram-se novos roteiros e trilhas. O acesso às trilhas pode ser de automóvel até certo ponto ou de veículo de boa tração até a entrada.

A dica é ir a pé, que garante mais aventura durante o caminho. Na estrada, também se encontram lagoas, Mata Atlântica remanescente, belos cenários naturais e algumas fazendas de gado.

Uma das partes mais interessantes do trajeto é a observação da vida silvestre. Nas trilhas na restinga, em meio ao clima quente e seco, florescem delicadas orquídeas e bromélias que colorem a vegetação e alegram o caminho até o mar.

Cachoeira

Outra atração do ecoturismo que salta aos olhos de quem já teve a oportunidade de conhecer fica no interior do município, em São Rafael, e atende pelo nome de Cachoeira De Angeli.

Quem é fã de água doce faz a festa no local. Além de ser própria para banho, a Cachoeira De Angeli tem um visual bonito e colorido, rodeada por Mata Atlântica, com bromélias e orquídeas.

A cachoeira está a 55 quilômetros da sede do município e o acesso é pela estrada que liga São Rafael a Rio Bananal. Chegando em São Rafael, siga seis quilômetros em estrada de chão, subindo a serra. A cachoeira fica à esquerda, ao lado da estrada.
O tempo necessário para usufruir da Cachoeira De Angeli é de um dia.

Vila de Regência

A começar pela estrada de acesso ao vilarejo, que possibilita apreciar a natureza antes mesmo de chegar ao local. A estrada é singular, ladeada por pequenos remanescentes da Mata Atlântica e fazendas criadoras de gado de corte e plantações de cacau. Nesse ponto, encontra-se a base do Projeto Tamar, na Reserva de Comboios e ao norte a Vila de Regência.

Regência tem, ainda, a Reserva de Comboios, que é a sede da Estação do Projeto Tamar, localizada nas proximidades da Foz do Rio Comboio, e é reconhecida, nacionalmente, como o maior sítio de desova da Tartaruga Gigante no Brasil.

A reserva também preserva área de restinga e Mata Atlântica, sendo possível encontrar vários exemplares da fauna brasileira como quatis, tatus, saguis-de-cara-branca, tamanduás-mirins e a rara preguiça-de-coleira, ameaçada de extinção.

Na praça central, situa-se a cúpula do antigo Farol, o museu histórico de Regência e o Centro Ecológico do Projeto Tamar, onde o visitante pode conhecer a ossada completa de uma baleia gigante, caminhar nas trilhas no meio da mata e conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora da região.