A Nova Faceli que a Prefeitura constrói faz a alegria da futura administradora Cleziane
Desde que entrou para a Faculdade de Ensino Superior de Linhares, a Faceli, a jovem Cleziane Senador, de 18 anos, viu sua vida mudar e para melhor, é claro. Estudante do segundo período do curso de Administração, ela conquistou sua primeira oportunidade no mercado de trabalho e, hoje, atua como caixa numa loja de utensílios para o lar.
Passar no vestibular foi seu primeiro sonho realizado. O primeiro emprego com carteira registrada, o segundo, e o terceiro ela diz que está próximo de se realizar. É a construção da sede da nova Faceli que a Prefeitura iniciou no bairro Novo Horizonte, ao lado da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
"O sonho de praticamente todo estudante que se forma no ensino médio é entrar na faculdade e se for numa faculdade pública conceituada, então, melhor ainda. Meu sonho ganha importância extra com a construção dessa maravilha que é a nova sede da Faceli", diz ela, que mora com a mãe no bairro Lagoa do Meio, bem pertinho da casa dela.
Ela conta também que a faculdade a fez planejar o futuro e ampliou sua rede de relacionamentos. "Hoje, eu vejo tudo mudar. Uma Linhares moderna, com mais oportunidades. Antes, eu era uma manicure sem muitas perspectivas, não enxergava o futuro. Ampliei minha rede de contatos, consegui meu primeiro emprego com carteira registrada e tenho certeza que serei gerente de vendas, um dia", conta.
A localidade para a construção da Faceli foi muito bem estudada e escolhida pela Prefeitura, que procurou enfatizar a região como o centro do Ensino Superior Público do município. A faculdade – que é o maior prédio público em construção no Espírito Santo – é erguida pela Duto Engenharia que venceu o processo licitatório. A previsão é que a obra seja concluída num prazo de 360 dias. São investidos, na obra, R$ 7.406.716,59 com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. A expectativa é que o ano letivo de 2013 seja iniciado na nova sede.
O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, fala da satisfação em poder cumprir mais um item do Plano de Governo que foi discutido junto às comunidades.
"Nunca, na minha gestão, trilhamos o caminho de fechamento da Faceli. No nosso Plano de Governo, no Pensar e Aprender em Linhares, falo da importância do acesso ao ensino superior para todos os linharenses, os investimentos na manutenção da faculdade e a oferta de cursos. Agora, estamos dando um passo maior ainda, a construção da nova sede. Se cuidamos bem da educação desde o maternal, queremos cuidar também no superior", afirmou o prefeito.
A Faceli, hoje, oferece 3 cursos superiores gratuitos – Administração, Direito e Pedagogia -, atendendo a mais de 400 alunos, no turno noturno, em sua sede provisória, na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Roberto Calmon", no bairro Aviso.
A Nova Faceli
Moderna e bonita como Linhares merece, a nova sede da Faceli será totalmente sustentável, com abertura para ventilação, iluminação natural e um sistema de captação de aproveitamento de água da chuva, reduzindo o consumo mecânico.
Além disso, terá um sistema estrutural que permitirá futuras instalações e ampliação. A faculdade pública municipal será composta de dois pavimentos com 30 salas de aulas, banheiros, salas administrativas, biblioteca com 500 metros quadrados, midiateca, laboratório de informática, Núcleo de Práticas Jurídicas, refeitório e área de vivência. Serão mais de 6 mil metros quadrados de área construída.
A nova sede terá capacidade para atender 1.500 alunos por turno. O local terá, ainda, área para estacionamento, com 170 vagas, uma passarela para pedestres, segurança e acessibilidade universal em todo o edifício. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe de engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal de Obras.
Vestibular 2012
A Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) anunciou, para o dia 17 de junho, o vestibular 2012 da instituição. Serão 300 vagas para os cursos de Administração (100), Direito (100) e Pedagogia (100). As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de maio, às 23h e 59min.
Dos 300 candidatos aprovados no vestibular, 150 iniciarão o ano letivo no segundo semestre deste ano. Os demais entrarão para o ensino superior no primeiro semestre de 2013. O critério adotado para essa seleção será definido pela ordem de classificação no processo seletivo.