O sonho de Lorena é ser veterinária. O futuro dela já começou numa escola da rede municipal

Desde muito novinha, Lorena Barcelos dos Santos, de 9 anos, sempre diz aos pais que, quando crescer, quer ser "cuidadora de animais". Poucos anos se passaram e o pensamento da estudante continua o mesmo. Agora ela sabe que quer ser veterinária. Lorena estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Roberto Calmon", no bairro Aviso, e divide direitinho o tempo entre as atividades de sala de aula e o recreio.

O futuro de Lorena já começou na rede municipal de ensino. Hoje são mais de 25 mil alunos matriculados, que como ela, sabem que não podem perder a alegria de ser criança e nem a chance de vislumbrar um futuro de oportunidades na cidade que mais cresce no Espírito Santo.

"Quero ser veterinária e sei que tenho que estudar bastante. Quero dar essa alegria para os meus pais e sei que vou conseguir. Aqui, na escola, a atenção e carinho dos professores me fazem ter a certeza deste futuro", destaca Lorena.

Para a Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, a satisfação dos pais e dos alunos é fruto dos investimentos na educação, tanto na capacitação de professores, quanto na melhoria das condições para o aprendizado dos estudantes. "Investir na educação de nossas crianças é investir num futuro melhor, é nisso que acreditamos", destaca Ana Paraíso.

Os irmãos Adrian e Cristian também acordam todos os dias bem cedo para ir ao encontro do futuro. Eles são alunos do Centro de Educação Infantil Municipal "José Elias", no bairro Linhares V. A mãe das crianças, Analice Mutz Velazuela, também sabe que pode ficar tranquila. Ali, seus filhos recebem carinho e atenção, como se estivessem em casa.

"Meus filhos são muito bem tratados. Além de professoras dedicadas e educação de qualidade, eles têm merenda saborosa e o carinho de todos da escola". Ela sabe que no Ceim o mundo do conhecimento das crianças é ampliado. "Qual mãe não pensa no melhor para o seu filho? Não tenho palavras para agradecer uma escola desse nível", diz Analice.

O agradecimento de Analice está constatado em números que impressionam e na dedicação e atuação da Secretaria Municipal de Educação (Seme). São 24 mil alunos matriculados na rede de ensino da Prefeitura que usufruem dos investimentos e da capacitação profissional de gestores e educadores cada vez mais qualificados e unidades de ensino modernas, adequadas para atender as demandas da comunidade.

Essa atenção à área educacional pública, em Linhares, reflete-se no Índice de Crescimento da Rede Escolar Municipal. Em 2012, a rede municipal conta com 81 unidades: são 41 centros de educação infantil e 40 escolas de ensino fundamental.

Na Educação Infantil, por exemplo, o número de turmas foi ampliado de maneira a atender à demanda das famílias residentes em todos os bairros da cidade. São 9 mil crianças matriculadas. Já, no Ensino Fundamental, são 16 mil alunos que frequentam as escolas da rede. A atual administração já inaugurou 16 novas unidades de ensino.