quarta-feira, 14 de maio de 2025
Notícias

Estudantes promovem mutirão de orientações contra a dengue

Um mutirão de conscientização sobre cuidados contra a Dengue foi iniciado, durante a manhã dessa quarta-feira (25), por iniciativa dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Jerônimo Monteiro", no bairro Novo Horizonte.

A ação envolveu diversos profissionais da equipe de Vigilância Ambiental do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), contou com o reforço dos alunos do Tiro de Guerra e Guarda Municipal e foi organizada pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social do CCZ em parceria com a escola. Os estudantes – que usaram uma máscara que lembrava o mosquito – percorreram as principais ruas do bairro para sensibilizar os moradores nos cuidados ao combate do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A coordenadora da unidade escolar, Laudicéia Guimarães, reforça o alerta de que a dengue é um problema sério e é preciso que a população fique atenta quanto à prevenção, sintomas e automedicação. "Nós precisamos acabar com o mosquito e todos devem cumprir o seu papel. Os alunos e os agentes ambientais orientaram os moradores que, em caso de dúvidas, procurem a unidade de saúde mais próxima", afirmou.

Os estudantes, sempre acompanhados dos agentes ambientais, visitaram domicílios, orientaram os moradores e distribuíram material informativo sobre como prevenir e combater o mosquito da dengue.

O estudante Darli Laiber, do 5º. Ano, estava bastante entusiasmado com a experiência. "Cada um tem que fazer a sua parte. Em casa, sempre observo todos os detalhes e converso com a minha família sobre os perigos do mosquito da dengue. Todo mundo tem que estar atento", ensinou.

"É imprescindível a cooperação da população na vistoria de seus quintais. Todos devem estar atentos aos depósitos de água que podem se formar em geladeiras, pratos de vasos de plantas, calhas entupidas, recipientes recicláveis, entre outros. Em caso de dúvidas, a população deve acionar o Centro de Controle de Zoonoses", destaca Cleverson Manzolli Ferreira, que é o Diretor de Vigilância Ambiental do CCZ.

O Centro de Controle de Zoonoses funciona na Rua Álvaro Garcia Durão, 955, no bairro Três Barras, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O telefone de informações é o 3371 4098.