Centro de Controle de Zoonoses incentiva posse responsável de animais

Durante o período de férias, aumenta a incidência de maus tratos e abandono de animais de estimação. Somente no início desta semana, o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Linhares (CCZ) recebeu duas ninhadas com oito filhotes, além de cinco cãezinhos, sem a mãe, que foram abandonados na porta de uma residência.
 
Para evitar esse tipo de situação, o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Linhares realiza um trabalho de conscientização da posse responsável, especialmente em relação aos animais que são acolhidos no local e preparados para adoção. O órgão é responsável pela fiscalização das denúncias de maus tratos, que podem levar ao recolhimento dos animais.
 
"Esses animais passam pelo atendimento veterinário e são preparados para adoção aos interessados, aqui no Centro de Zoonoses, no bairro Três Barras", explica Marco Antonio Rocha, veterinário do CCZ. Ele explica, ainda, que a posse responsável vai além dos cuidados da alimentação do animal de estimação.
 
Quem adota um animal precisa estar consciente de todos os cuidados que ele necessita. Alimentação adequada, que o CCZ orienta ser a ração e não resto de comida humana, vacinas e cuidados com saúde, além do passeio. Muita gente acha que só o fato de ter uma casa grande e de o animal ficar solto no quintal já é suficiente, mas, ele precisa passear, entrar em contato com outros cheiros. O veterinário lembra que filhotes só devem ser levados à rua após o término das vacinas.
 
Quanto ao passeio e ao contato do bichinho de estimação com a rua, Marco Antonio alerta para a necessidade de supervisão do dono. "O cachorro deve estar sempre com a coleira e a guia e, no caso dos gatos, que costumam sair sozinhos, o dono deve estar sempre atento, ver por onde o animal costuma andar, qual o horário que ele costuma retornar e como ele volta desses passeios, se não há nada de errado fisicamente com ele", orienta.
 
O Centro de Zoonoses pode ser acionado no caso de denúncias de abandono e maus tratos. O órgão averigua a situação e, se for comprovado os maus tratos, o responsável pelo animal pode ser denunciado por crime de maus tratos previsto no artigo 32 da Lei de crimes Ambientais. O CCZ também atua na coleta seletiva de animais.
 
O veterinário Marco Antonio explica que essa coleta é o recolhimento dos animais que representam riscos de transmissão de doenças, agressões ou acidentes, à população. Ao serem recolhidos nas ruas do município, os animais são levados ao CCZ onde passam por uma triagem e, posteriormente, são encaminhados para adoção, até a possível retirada pelos seus novos proprietários.
 
Outra iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses para proteger os animais é o incentivo da posse responsável. Folhetos com informações sobre os cuidados necessários com cães e gatos de estimação também são distribuídos aos interessados. O Centro de Zoonoses faz um trabalho de acompanhamento desses animais que são doados, para saber se eles realmente são bem cuidados. O objetivo é que o animal não retorne ao canil do CCZ como abandonado.

"Investimos em ações educativas como forma de conscientizar a população sobre as responsabilidades que devemos ter com os animais. Incentivamos a adoção de cães, mas sempre lembrando aos moradores os cuidados que esses animais precisam, para impedir casos de maus tratados ou abandono", destaca Marco Antonio.
 
Para adotar um animal no CCZ, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e ser maior de idade. Os animais só podem ir para casa do novo dono após 45 dias de nascido, já que, nesse período, ele está em fase de amamentação.
 
Animais de estimação exigem cuidados especiais
 
Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições dentro de casa ou em um apartamento. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigando da chuva e do sol, são algumas tarefas que não podem ser esquecidas.

Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde, devem ser vacinados e vermifugados e, sempre que necessário, serem levados ao veterinário. Produtos para o controle de pulgas e carrapatos devem sempre ser aplicados com a orientação veterinária.
 
Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.
 
Serviço
Ação: Posse Responsável de Animais
Local: Centro de Controle de Zoonoses (bairro Três Barras)

Horário: De segunda a sexta-feira ? das 7 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
Telefone de Contato: 27 3371 4098