Procon de Linhares orienta para compras de material escolar

O início das aulas ainda está longe, mas que tal já se programar e comprar os materiais escolares? Assim o consumidor pode evitar locais muitos cheios e até pegar alguma promoção. Pensando nisso, o Procon de Linhares dá algumas orientações para quem  pretende se antecipar e comprar logo o material escolar do filho.

Segundo o coordenador do Procon, Geraldo Roza, os pais devem ficar atentos ao tipo do produto e, principalmente, ao preço. "Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Se quer economizar, evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados. A publicidade exerce grande influência sobre crianças e adolescentes", afirmou.

Outra orientação é, antes de sair às compras, verificar quais itens ainda restam do período anterior e avaliar a possibilidade de reaproveitá-los. "Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos é a melhor opção para escolher um produto bom e barato. O consumidor não deve esquecer nunca de exigir a nota fiscal, pois, em caso de problemas com a mercadoria, é necessário apresentá-la", ressaltou o coordenador.

O Procon orienta também os pais a ficarem atentos com as exigências da escola. A instituição não deve solicitar, na lista, a compra de materiais de uso coletivo (material de higiene e limpeza ou taxas para suprirem despesas com água, luz e telefone). Ou, ainda, pedir a aquisição de produtos de marca específica.

Mais informações, os consumidores podem procurar a sede do Procon de Linhares, localizada na Rua João Calmon, próximo ao Darwin, no Centro.