Crianças aprendem sobre alimentação saudável em horta da escola

Muitas vezes, as crianças rejeitam os alimentos sem nem mesmo prová-los. O que os pais precisam saber é que isso não quer dizer que a criança sempre vai recusá-los. Eles poderão ser aceitos em outra ocasião, desde que sejam oferecidos novamente.

Por esse motivo, é extremamente importante a educação nutricional em que, desde cedo, as crianças devem aprender a importância de uma alimentação saudável e variada. E foi assim que os alunos da turma de 5 anos do período matutino do Centro de Educação Infantil – CEIM "Manoel Farias de Souza", no bairro Novo Horizonte, conheceram sobre os alimentos, suas propriedadades e sua importância para a saúde.

Eles desenvolveram o projeto "Alimentação Saudável", das professoras Myrella Tozato Calmon e Maria de Lourdes Viana, e que teve a colaboração da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação. Junto com as crianças, eles prepararam um universo de guloseimas saudáveis como sanduiche natural, beijinho de chuchu, brigadeiro de aipim e salada de frutas.

Várias hortaliças e verduras que fizeram parte do cardápio foram colhidas na própria horta da unidade escolar. As crianças participaram de todo o processo: plantar, ver crescer, colher, escolher, armazenar, conservar, preparar e consumir. No final, elas prepararam uma deliciosa salada de legumes que foi servida num almoço especial.

Para a diretora do Ceim, Luciana Nali, a Educação Alimentar busca incentivar a alimentação saudável, que nada mais é do que a soma das múltiplas escolhas que são feitas e dos valores que são considerados.

"Propiciar às crianças uma alimentação saudável é um aprendizado contínuo, uma troca de experiências que ajuda o cidadão a escolher e usar melhor os alimentos para uma nutrição equilibrada, que permita manter a sua saúde e seu bem-estar", finaliza Luciana.