Linguiça e Bolinho de Peixe são atrações da Fábrica de Beneficiamento de Regência

Tão famosos quanto as tartarugas protegidas pelo Projeto Tamar, a linguiça e o bolinho de peixe produzidos pela Fábrica de Beneficiamento de Regência são atrações imperdíveis na charmosa Vila de Pescadores no litoral linharense. O produto é um dos preferidos de quem passa por ali.

E com a proximidade do verão, o Presidente da Associação de Pescadores de Regência, Leonidas Carlos, disse que a produção da linguiça, do bolinho de tilápia e do filé de pescadinha aumentou. Eles querem estar preparados para a estação mais quente do ano, quando o fluxo de turistas e veranistas aumenta.

"Essa linguiça e o bolinho tem tido ótima aceitação. Aliás, depois que inauguramos a fábrica, a comercialização dos produtos melhorou muito. Estamos muito satisfeitos", disse Leonidas, que há 40 anos é pescador. Ele cita outras opções que também são bastante procuradas: o robalo, a curvina e o dorminhoco, que são comercializados limpos, inteiros ou em postas.

Os produtos podem ser adquiridos na própria fábrica, que fica localizada na Rua Rio Preto e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Nos fins de semana, os frequentadores do balneário podem procurar o presidente da Associação, na rua Imperial Marinheiro, para comprar os produtos. Esses produtos também podem ser encontros no Mercado Municipal de Linhares.

Para contribuir com os trabalhos da Associação de Pescadores de Regência, em dezembro de 2009, a Prefeitura de Linhares fez a doação de um veículo que faz o transporte das mercadorias. Além de ter contribuído para a inauguração da Fábrica de Beneficiamento. Os pescadores de Regência se organizam em associação há 13 anos. Atualmente, a associação é composta por 45 sócios.

Seu Leonidas Carlos sempre faz questão de agradecer o empenho da Prefeitura pela obra que foi entregue, pela valorização dos pescadores e por garantir aos consumidores uma comercialização de produtos de qualidade. "Não só os pescadores foram beneficiados, mas o consumidor linharense e os turistas que ganharam um mercado pesqueiro organizado no município".