Banda Marcial dos Fuzileiros Navais encanta a criançada na Praça 22 de Agosto

A Praça 22 de Agosto esteve repleta na tarde desse domingo, dia 30. É que, pela primeira vez, a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais se apresentou em Linhares, um evento promovido pela Prefeitura por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, e Cidadania e Segurança Pública.

Os marinheiros arrancaram aplausos e deixaram as crianças encantadas com a apresentação. "Achei lindo! É muito legal!", disse a pequena Maria Eloísa de apenas 7 anos, que estava acompanhada do irmão João Gabriel, de 2 anos, e do pai Diomar. Mas, além dos pequenos, a banda agradou os adultos.

O maestro da banda marcial, Olímpio Bezerra, da escola estadual Emir de Macedo Gomes, o professor Stefferson Correa Braga, disse que o momento será um marco na cultura da cidade. "É uma banda reconhecida internacionalmente. Esse momento é um marco no incentivo à cultura, algo que a Prefeitura vem promovendo muito bem!", concluiu o maestro. Sterfferson gravou toda a apresentação para mostrar aos integrantes de sua banda.

O público vibrou com a entoação de clássicos como Asa Branca e Aquarela do Brasil. No encerramento, a Canção do Marinheiro veio acompanhada de vozes e da formação de uma enorme âncora, símbolo da corporação. Após a apresentação, os presentes puderam tirar fotos com os músicos e conhecer os instrumentos bem de perto.  

Para quem perdeu a apresentação, a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais fica na cidade até  terça-feira, dia 1º de novembro. Serão seis apresentações no total.  "Coloque uma banda na rua e o povo a seguirá, para a festa ou para a guerra!", disse Napoleão Bonaparte, em 1808, quando aportaram, no Rio de Janeiro, os navios que traziam a Família Real e a Corte Portuguesa.

De lá para cá, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, originada da Brigada Real da Marinha, virou tradição no Brasil. Atualmente, conta com 120 componentes em sua formação e se apresentam por todo o país e também no exterior. Durante as apresentações, o público linharense poderá conferir um repertório que vai do clássico ao erudito. 

Programação:

31/10 (segunda)
9h – Bairro Nova Esperança (em frente à EMEF Adelson Del Santo)
15h – Bairro Canivete (campo de futebol)
19h – Bairro Interlagos (Praça de Ginásio de Esportes)

01/11 (terça)
9h – Bairro Aviso (Complexo Esportivo)
11h e 30min – Centro da Cidade (Av. Jones dos Santos Neves)