Mais um Café Literário é realizado com sucesso

Aconteceu, na tarde dessa quinta-feira, 20, na Penitenciária Regional de Linhares, mais um Café Literário. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo incentivar a leitura e a produção literária. Para o secretário de Cultura de Linhares, Antonio Bezerra Neto, ?o projeto também ganhou um cunho social ao ser levado para o presídio?.

Os detentos participaram de dinâmicas e puderam apreciar uma exposição de artistas plásticos locais (Karine Sá Martins, Mário Rosa, Luiz Natal, Luzinete Amorim e Analília Calmon), além de uma exposição de retratos feitos com grafite pelo detento Marcos José.

Adolescentes atendidos pelo Projeto Meninos da Terra apresentaram peça teatral "O Caso do Espelho". O público deu boas risadas com a comédia, que tem como fundo moral uma reflexão sobre "quem somos".

O poeta Thel Nunes declamou uma poesia e o músico Élcio Juarez, que também levou a exposição de artesanato "Natureza Morta", deu um show com sua viola caipira.

A diretora da Penitenciária Regional de Linhares, Vera Lúcia Ferreira, falou sobre a importância de projetos como o Café Literário no processo de ressocialização do preso. "Os presídios, hoje, não são apenas locais onde se cumpre pena, mas um local de aprendizado e de ressocialização. Por isso, as parcerias com os diversos órgãos públicos, com as igrejas e com a sociedade são fundamentais", frisou.

A programação foi encerrada com a leitura de uma poesia escrita pelo detento Júlio César de Oliveira da Silva. A poesia de Júlio César e de outros presos foram reunidas em uma coletânea que foi entregue aos detentos e às autoridades presentes.