Projetos de ressocialização de presos são apresentados a empresários linharenses

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, os membros do Conselho Operacional da Associação para Desenvolvimento de Linhares, a Adel, formado por presidentes de sindicatos patronais e empresários, conheceram o Programa Responsabilidade Social e Ressocialização e o Projeto Começar de Novo, ambos da Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo (SEJUS-ES). A reunião aconteceu ontem, dia 3, na Delegacia Regional da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), no bairro Aviso.

O evento contou com a presença dos secretários municipais, Paulo Roberto Pitanga Medina (Desenvolvimento e Turismo), Cel. Jones da Silva de Freitas Mattos (Cidadania e Segurança Pública), Jussara Carvalho de Oliveira (Comunicação e Programa Integrado de Qualificação) e do diretor da Penitenciária Regional de Linhares, Joarez Vitalino.

O Programa Responsabilidade Social e Ressocialização tem o objetivo de inserir detentos do regime semiaberto no mercado de trabalho, bem como levar, para dentro dos presídios, empresas interessadas na mão-de-obra da população carcerária. Já o Projeto Começar de Novo ajuda o egresso (ex-presidiário) encontrar o primeiro emprego depois do cumprimento da pena.

A diretora geral de Ressocialização do Sistema Prisional, Quésia da Cunha Oliveira, explicou como as empresas podem participar dos projetos. Ela disse, ainda, que as empresas conveniadas recebem benefícios como a isenção dos encargos trabalhistas.

O novo presídio de Linhares, que será inaugurado no dia 10 de outubro, possui estrutura para receber empresas interessadas em montar linhas de produção industrial.