Secretário Estadual de Justiça visita novo presídio de Linhares

Já está quase pronto o novo Centro de Ressocialização que será ocupado pelos detentos de Linhares e municípios vizinhos. A nova sede fica na estrada que dá acesso à Regência Augusta, a ES-440 e está prevista para ser inaugurada no dia 10 de outubro, às 9 horas.

Na tarde desta quinta-feira, 29, o Secretário Estadual de Justiça, Ângelo Roncalli esteve em Linhares e, juntamente com os Secretários Municipais de Segurança, Coronel Jones Mattos e de Desenvolvimento, Paulo Medina, visitaram o novo Centro.

Na oportunidade, foram apresentadas ideias e projetos para o funcionamento do Centro como um local que possa contribuir para a mudança dos internos, durante o tempo em que estiverem cumprindo pena. Os presos terão escola de Ensino Fundamental e Médio, qualificação profissional e trabalho, proporcionando aprendizado e renda para os detentos e seus familiares. Para isso, serão fechadas parcerias com o Senar e o Sebrae.

A nova unidade será equipada com áreas de atendimento de saúde, oficinas de trabalho, sala de aula, pátio de visita e espaço para visita íntima, além de cozinha e lavanderia.

Segundo o Diretor do Presídio de Linhares, Joarez Vitalino, a nova unidade será mais que uma casa para os internos, será um local de oportunidades. "Toda a estrutura da unidade foi pensada para recuperar gente. Reconstruir no indivíduo os valores que ele perdeu. Isso é muito importante para um cidadão", disse o Diretor.

Com uma área total de 22 mil m², o novo Centro de Ressocialização poderá abrigar 408 internos. A princípio, serão transferidos os 264 presos em regime fechado, os 144 em semi-aberto continuarão na antiga casa de detenção.  A construção do novo Centro é uma parceria entre a Prefeitura de Linhares e o Governo do Estado.

"Temos um projeto de ressocializar todas as unidades prisionais do Espírito Santo, para que os presos não percam os laços familiares e para que possamos cuidar dessas pessoas daqui mesmo do Estado. Guerino Zanon tem sido um grande parceiro nesse objetivo, com o novo Centro em Linhares, melhorando a segurança local", afirmou o Secretário de Justiça, Ângelo Roncalli.

Ele falou ainda sobre o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares. "Com o novo presídio, pretendemos desativar a parte carcerária do DPJ", disse.

A ideia de ter esse novo local também é desafogar a penitenciária do município, que hoje abriga 566 internos, e reorganizar o sistema, à medida que for havendo mais vagas nos Centros de Detenção Provisória da região. O investimento está em torno de R$ 20,7 milhões.

"Essa é uma obra que contribuirá muito para a segurança da nossa cidade. O antigo presídio tem mais de 20 anos que foi construído, o novo Centro terá melhor estrutura para atender os detentos", afirmou o Secretário Municipal de Segurança, Coronel Jones Mattos.

Para atender os internos, 77 novos agentes penitenciários receberam capacitação no início deste mês. A partir da próxima semana, eles já começam a se deslocarem para o local.

A visita ao novo Centro de Ressocialização contou também com a presença do Diretor Geral da Sejus, Rodrigo Bernardo, o Juiz e o promotor da Vara de Execução, Tiago Vargas Cardoso e Bruno Araujo Guimarães, respectivamente, e a Diretora de Ressocialização da Sejus, Quezia da Cunha Oliveira.