Cinema Itinerante na penitenciária de Linhares

A Secretaria Municipal de Cultura realiza nesta terça-feira, 16, mais uma sessão do Cinema Itinerante, com o filme ?Orfeu do Carnaval?. A sessão será às 16 horas, na penitenciária de Linhares.

O filme Ambientado nos morros e favelas do Rio de Janeiro, é uma versão moderna da lenda grega e uma excelente adaptação da peça "Orfeu da Conceição", de Vinícius de Moraes.

A história se passa em pleno carnaval carioca, proporcionando belas tomadas, numa explosão de luzes e cores. A música de Jobim e Luiz Bonfá é um dos pontos altos do filme, com clássicos como "Manhã de Carnaval" e "Felicidade".

Com o projeto Cinema Itinerante, a Prefeitura de Linhares pretende levar filmes consagrados à comunidade de diversos bairros do município e para a população carcerária.

A Secretaria de Cultura oferece toda a estrutura de um cinema, com tela de ótimo porte, áudio e projeção de alta definição. Depois da exibição sempre ocorre uma ampla reflexão sobre o tema do filme.

Sinopse de Orfeu do Carnaval

Orfeu é um condutor de bonde e sambista, comprometido com uma bela mulher, Mira.  Morando no morro, ele trabalha, às vésperas do carnaval, nos últimos preparativos para o grande desfile das Escolas de Samba.

É quando conhece Eurídice, uma jovem do interior que chega ao Rio de Janeiro para encontrar-se com sua prima Serafina.  Na realidade, sua viagem é uma tentativa de se ver livre de um misterioso estranho que a vem seguindo.

Ao se conhecerem, Orfeu e Eurídice se apaixonam perdidamente.  Usando máscara e a fantasia de Serafina, Eurídice dança um sensual samba com Orfeu.  Ao tirar a máscara, ela provoca o ciúme de algumas mulheres, principalmente de Mira.

Tendo seguido os passos de Eurídice até o Rio, o estranho aproveita o carnaval para se fantasiar de ‘Morte’ e assim poder mais facilmente se aproximar da jovem.

A morte de Eurídice leva Orfeu a percorrer o sub-mundo carioca, bem como, a participar de uma cerimônia de macumba, numa tentativa de fazer contato com sua amada morta.