Fotografia: Secretaria de Cultura homenageia de Carlos Drummond de Andrade com exposição
Os amantes de fotografia e poesia, não podem perder a exposição iniciada nesta terça-feira, dia 05, no município. Trata-se do trabalho "Itabira nos cem anos de Drummond: uma panorâmica das trilhas poéticas às crateras oriundas da nova realidade econômica", realizada em homenagem ao centenário de um dos maiores poetas de todos os tempos, Carlos Drummond de Andrade. A amostra está sendo organizada pela Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com o restaurante Villa Esperança, local onde a exposição ficará até o dia 05 de agosto.
Mineiro, nascido na pequena cidade de Itabira de Dentro, Drummond escreveu diversos livros e várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo. A exposição trazida à Linhares é uma releitura da cidade no interior de Minas Gerais, berço e cenário de inspiração do poeta.
O Secretário Municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, comentou a exposição. "As fotos foram clicadas em 2003, quando das comemorações do centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade. O curador da exposição, professor Cidinei de Carli Favalessa, relata em sua curadoria o seguinte: como já se sabe, Drummond é uma dos maiores poetas da literatura brasileira, e nos seus cem anos uma visita a Itabira apresenta-se como uma ordem, e a necessidade de percorrer locais emblemáticos ou não à obra do poeta tornou-se um mister. Inúmeros foram os locais percorridos: a simplória rodoviária, mercado e suas marcas populares, igrejas, livraria com lembranças caras do poeta, casarios rarissímos, sinais do advento do novo ciclo econômico a lembrar o aspecto da arquitetura colonial presentes fundamentalmente, em Ouro Preto e nas cidades mineiras".
O fotógrafo Antonio Bezerra Neto, amador por excelência, gosta de reprisar um velho conceito do fotográfo francês Cartier Bresson, que dizia que "tirar fotos é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para a realidade fugaz".
Serviço:
Exposição: "Itabira nos cem anos de Drummond: uma panorâmica das trilhas poéticas às crateras oriundas da nova realidade econômica"
Local: Restaurante Villa Esperança – Linhares
Período: 05/07 a 05/08 – De terça-feira a domingo – 19 às 23 horas