Fumantes têm o apoio da Prefeitura para abandonar o vício

Parar de fumar não é uma decisão simples. Além da vontade, o fumante precisa ter perseverança, atitude e, é claro, apoio. Sozinho, essa tarefa torna-se quase impossível. É por isso que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamento e acompanhamento gratuito aos linharenses que desejam parar de fumar. Esse trabalho é realizado pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

A recompensa vai além de uma vida mais saudável. Trata-se de um novo estilo de vida que está diretamente ligado à autoestima dos pacientes. "A autoestisma deles é o que mais nos surpreende. A aparência melhora, a pele fica mais bonita. Eles se sentem mais dispostos e o melhor, a chance de terem doenças graves é bem menor", garante a coordenadora do Programa, Chaiane Fernandes.

"Depois que parei de fumar me sinto outra pessoa. A tosse e o cansaço pararam e eu passei a comer melhor. Foi tudo de bom". Esse é o depoimento do senhor Joarez Calisto, 48 anos, morador do Juparanã. Ele fumou durante 35 anos e parou há aproximadamente dois meses com a ajuda do programa. Para ele o começo foi difícil, mas agora é só alegria. "Agora vou levar outras pessoas que fumam para fazer o tratamento no Naps", conclui.

A meta do programa, que atende atualmente cerca de 500 pacientes, é ajudar o fumante a parar de fumar e evitar as recaídas. Em alguns casos é necessário o uso de medicamentos para auxiliar o tratamento, que os pacientes recebem gratuitamente.

As pessoas que participam do programa recebem atendimento médico, psicólogo e social. Além disso, participam de reuniões em grupo, atividades sócio-educativas através de palestras e oficinas em escolas e empresas. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos pacientes conseguem parar de fumar.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo funciona no Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps), no centro da cidade, das 7 às 17 horas. O telefone do setor é o 3372-7424.

Malefícios do fumo:

O tabaco é responsável por 40 a 45% das mortes por todos os tipos de câncer, 90 a 95% das mortes por Câncer de pulmão, 85% por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, 20% das mortes por doenças vasculares, úlcera do trato digestivo, aneurismas arteriais, impotência sexual no homem.