Prefeitura distribui preservativos nos balneários durante o carnaval

No período do carnaval, o índice de pessoas infectadas por doenças sexualmente transmissíveis (DST) aumenta consideravelmente em todo o país e a prevenção ainda é o melhor caminho. Em Linhares, os foliões que irão curtir o cinco dias de festa nos balneários do Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência irão contar com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que irá oferecer mais de 30 mil preservativos nas Unidades de Saúde dos balneários e panfletos informativos.

O objetivo dessa ação é ajudar a população, principalmente os jovens, a se prevenir das DST’s, como Aids, sífilis, gonorréia, hepatite B e C e outras, que devem ser evitadas por meio do uso de preservativos. Isso porque durante o carnaval, a ingestão de bebida alcoólica contribui muito para a negligência na hora do ato sexual.

O coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites Virais, oferecido pelo Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS), Gabriel Taqueti Teixeira, afirma que a prevenção é o melhor caminho. "O ideal é que todas as pessoas usem o preservativo, porque além da AIDS existem muitas outras doenças que podem ser contraídas pelo sexo, inclusive a Hepatite B que não tem cura".

Além disso, cerca de 50 mil preservativos são distribuídos todos os meses nas Unidades de Saúde dos bairros de Linhares, no interior e nos balneários, além dos disponíveis no NAPS. Isso durante todo o ano.

Projeto Vida

O Projeto Vida firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, de Esporte e Lazer e ainda com a Secretaria de Assistência Social para realizar também esse tipo de trabalho durante o carnaval. O projeto irá montar uma tenda no Pontal e as equipes de voluntários farão distribuição de panfletos e preservativos e darão orientações aos turistas. As equipes ficarão também nos demais balneários, inclusive Barra Seca e Urussuquara, além das lagoas da cidade.