Peixe da Apigua na merenda escolar de Linhares

Os membros da Associação de Piscicultores do Guaxe – Apigua – e a Prefeitura de Linhares, que apoia a instituição, têm o que comemorar. A produção de tilápia da entidade está na mesa das escolas. Ganham as crianças, com uma alimentação diversificada e nutritiva, e os associados, que têm renda garantida.

Foram adquiridos 5.300 quilos do peixe produzido pela Apigua que estão sendo destinadas as 57 escolas da rede municipal, além de algumas estaduais localizadas na zona rural.

O fornecimento do peixe para merenda escolar faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), recurso repassado para a Prefeitura para aquisição de alimentos da merenda. O programa prevê que 30% do valor seja destinado a compra de produtos da agricultura familiar.

Segundo o piscicultor Benedito dos Santos Aguiar, membro da Apigua, a piscicultura representa ganho na produção. "Sou pescador há 26 anos e desde que comecei a trabalhar com a piscicultura destinada aos programas, não tenho perda na produção e sim ganhos, pois você produz o que vai vender, e sempre sabe a quantidade de peixe", complementou.

A previsão é de que nos próximos meses, também pelo PNAE, sejam adquiridas verduras dos agricultores do Assentamento de Rio Quartel, que já forneceram produtos para a merenda escolar em outras oportunidades.

APIGUA

A associação iniciou suas atividades em 2000/2001, quando o então prefeito estava à frente da Prefeitura. Após passar por dificuldades que estavam impedindo os pescadores de mantê-la ativa, o projeto foi retomado em 2009, após uma reunião entre o prefeito Guerino Zanon, membros da Apigua e demais entidades parceiras.
 
Além de articular com as entidades o retorno da produção, coube a Prefeitura de Linhares a doação de balsas utilizadas no manejo dos peixes. "Sabemos da importância social da criação desses peixes para as famílias do Guaxe. Fico feliz em contribuir com a retomada de projetos como o da Apigua. É uma conquista econômica e social tanto para os associados, quanto para o município", declarou o prefeito Guerino Zanon.


PNAE

O Programa Nacional de Merenda escolar é o nome oficial do programa de merenda escolar do governo Federal, e é responsável pela alimentação dos alunos do sistema público de ensino. Foi criado em 1954 e ao longo dos anos vem sofrendo uma série de adaptações. Desde 1994, a gestão da merenda funciona de forma descentralizada, isto é, sob a responsabilidade de estados e municípios. O PNAE tem o objetivo de suprir no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos do sistema público de ensino, contribuir para uma melhor aprendizagem e favorecer a formação de bons hábitos alimentares em crianças e adolescentes. Pra povos indígenas e remanescentes de comunidades quilombolas, o percentual das necessidades nutricionais diárias a serem supridas é de 30%, pelo fato destes povos viverem em situação de risco de insegurança alimentar.