Em Linhares, remédio vencido e lixo hospitalar têm destino certo
Você sabia que o medicamento vencido não pode ser considerado lixo comum? De acordo com a Vigilância Sanitária esse tipo de material é considerado lixo crítico e suas substâncias químicas podem contaminar o solo e a água, além de causar intoxicações. Por isso deve ser descartado de forma apropriada. Em Linhares, a Prefeitura recolhe esse material, por meio da Vigilância Sanitária, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A Vigilância Sanitária recebe os medicamentos que já passaram do prazo de validade, tanto da população como de farmácias e drogarias. Geralmente cerca de 90% dos remédios vencem no período entre janeiro e março. No caso dos estabelecimentos comerciais é preciso que a empresa faça uma relação dos medicamentos e providencie a nota fiscal para a entrega.
Depois de entregues à Vigilância, os remédios são encaminhados para uma empresa terceirizada, que realiza a queima em incineradores apropriados, que não poluem o meio ambiente. A Vigilância Sanitária de Linhares funciona no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Três Barras, próximo ao Fórum. A entrega dos medicamentos pode ser feita de segunda à sexta-feira, no período de 7h30 às 17h.
Lixo hospitalar
Além dos medicamentos vencidos, o lixo hospitalar também necessita de destinação correta. Em Linhares, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza uma coleta separada desse material. De acordo com o engenheiro da Marka Ambiental, Carlos José Vieira, existe um roteiro com os pontos de coleta do carro, geralmente hospitais, clínicas, unidades de saúde e laboratórios.
A orientação é que as pessoas que possuem esse tipo de material em casa, procurem um dos pontos de coleta ou leve o lixo até o Centro de Zoonoses em caixas de papelão para evitar qualquer contato.