domingo, 11 de maio de 2025
Notícias

Casos de dengue caem 31% em Linhares

O município de Linhares registrou 164 casos de dengue neste ano. Um número 31% menor que os registrados no ano passado, 266 casos. Esta é a primeira vez que Linhares apresenta queda por dois anos consecutivos desde que o primeiro caso de dengue foi registrado no município, em 1996. Em 2009, a queda no número de pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da doença, foi de quase 40% menos.

Para o Diretor da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses, Cleverson Mazoli Ferreira, esses resultados se devem a intensificação dos trabalhos de combate à doença nas áreas consideradas de risco. "A cada dois meses nós realizamos um ciclo de visitas em 100% dos imóveis da cidade. Depois fazemos um levantamento e identificamos as áreas de risco. Os imóveis que estão nessas áreas são visitados novamente para intensificar o combate".

Ainda de acordo com Cleverson, além dos trabalhos de rotina, as equipes da vigilância realizaram vistorias nos bueiros da cidade e em depósitos de materiais, participaram de capacitações oferecidas pela Prefeitura, além da realização do Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti, o LIRA, que identificou a situação de infestação do município.

Por meio do LIRA foi possível constatar que o nível de manifestação da doença em Linhares está abaixo do índice considerado estável, 1% dos imóveis. A cidade apresentou 0,7% e foi considerada de baixo risco. A expectativa da Vigilância Ambiental é manter esse índice e continuar os trabalhos de combate e de prevenção. "A participação da população no combate a dengue também é fundamental, nós atendemos a todas as solicitações e isso contribui muito", garante Cleverson.