Reunião do Fórum Estadual sobre Educação Infantil acontece em Linhares
Linhares foi sede da Reunião Ordinária Descentralizada do Fórum da Educação Infantil do Espírito Santo, promovido pelo Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado -FOPEIES, nesta terça-feira, dia 23. Durante o evento, voltado para professores da educação infantil, foram levantadas as atuais discussões sobre o tema.
A secretária Municipal de Educação, Ana Paraíso Dalvi, falou durante a abertura da reunião do Fórum. "É uma alegria muito grande receber todos vocês aqui hoje. Quero agradecer a todos que ajudaram para que este evento acontecesse da melhor forma. As informações adquiridas neste fórum, com certeza vão contribuir para que a educação infantil tenha ainda mais qualidade", destacou
A Secretária continuou: "Nosso município investe em Educação Infantil. Já inauguramos sete escolas de excelente qualidade, todos os nossos professores efetivos têm curso superior, sem falar na merenda escolar que é uma das melhores do país. Temos um prefeito que acredita na Educação, como base para um futuro melhor para nossas crianças", frisou.
Depois da abertura oficial da reunião, a palavra ficou com a, Ms. Sumika Soares de Freitas Hernandez, que fez uma apresentação sobre o Fórum e um Manifesto defendendo que "O Lugar de Criança de 5 anos é na Educação Infantil".
Após este momento, aconteceu a primeira palestra do dia: "O Currículo vivido e as novas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil", com a Prof ª Dr ª Zilma de Oliveira. A professora falou sobre os novos caminhos propostos pela educação infantil, explicando as novas diretrizes e passando um pouco de sua vasta experiência na área. Zilma é professora da Universidade de São Paulo (USP) e Consultora do MEC para as novas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.
À tarde, os educadores participaram ainda da palestra "Os profissionais da Educação Infantil" e de uma reunião conjunta dos municípios do norte. Para fechar a reunião do fórum foi elaborada uma carta, contendo tudo que foi proposto na reunião, inclusive o manifesto. A carta foi assinada pelos participantes do evento e será encaminhada para o Ministério da Educação – MEC e Movimento Interfórum de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).
O encontro teve como parceiros a Faculdade Pitágoras, o Ministério da Educação/MEC e Prefeituras dos Municípios de Aracruz, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama.
Saiba mais sobre o FOPEIES
O fórum promove a discussão, mobilização, proposição, socialização e divulgação das políticas para Educação Infantil articuladas com as demais Políticas Sociais para Infância no estado e municípios.
O objetivo da reunião, sediada em Linhares, foi de articular as ações do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil ? MIEIB/ com o Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo – FOPEIES; discutir as proposições e as implementações de políticas públicas para a educação infantil; debater a qualidade do atendimento na perspectiva das novas diretrizes curriculares da educação e dos profissionais que atuam nas instituições escolares, além de compartilhar ações de acesso e obrigatoriedade no atendimento das crianças de 0 a 5 anos e o direito da criança de 5 anos permanecer na educação infantil.