Linhares desenvolve Plano Habitacional de Interesse Social

Qual o déficit habitacional de Linhares? Esse questionamento motivou a reunião entre técnicos da Prefeitura e representantes da empresa de consultoria contratada pelo poder público municipal para auxiliar no desenvolvimento do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que foi realizada nesta quinta-feira (29), na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Mais uma vez, a Prefeitura vai às diversas regiões do município para junto à população decidir o que pode ser feito de melhor para Linhares. Agora, na área habitacional.

Na primeira reunião de trabalho, realizada exclusivamente com servidores municipais das secretarias de Planejamento, Assistência Social, Obras e Administração, foi apresentado como será o desenvolvimento do plano, as etapas e a importância da participação popular nas decisões a serem tomadas.

De acordo com cronograma, a previsão é de que o PLHIS seja desenvolvido em cerca de seis meses. A primeira etapa é a elaboração da metodologia a ser utilizada, que deve ser aprovada pela população. Posteriormente, será feito o diagnóstico do município. Nesta segunda etapa, a equipe técnica responsável pelo plano promoverá reuniões regionalizadas para ouvir e discutir a questão habitacional no município com as comunidades. Para finalizar, a estratégia de ação da Prefeitura será elaborada.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social é uma importante ferramenta para que o município tenha acesso aos recursos disponibilizados pelo Governo Federal na área habitacional.  A habitação de interesse social é muito mais abrangente que apenas moradias, envolve qualidade de vida e bem estar social no município.