28 de julho: Dia do Agricultor

Acordar cedo, colocar a botina, pegar a ferramenta e adentrar na lavoura. O dia-a-dia do homem do campo é considerado cansativo para uns e de causar inveja para outros. O contato com a natureza, a calmaria do interior, o canto dos pássaros e o cheirinho da mata desperta o interesse de quem vive nos grandes centros. É essa a profissão que ganha destaque nesse dia 28 de julho: Dia do Agricultor.

É reconhecendo a importância do setor para economia de Linhares que a Prefeitura tem investido em melhores condições de trabalho e vida no campo. Garantir infraestrutura, saúde, educação, qualificação e o ir e vir da população do interior é compromisso que tem recebido atenção do poder público municipal.

Água tratada saindo da torneira já é realidade para moradores de diversas regiões do interior do município. É que a Prefeitura de Linhares viabilizou a instalação de novas redes de água para beneficiar as comunidades de Desengano, Pontal do Ouro e Rio do Norte. Investimento que atende a população não só na presença de água encanada, mas principalmente nas questões relacionadas à saúde e à cidadania.

Cidadania que também foi levada a zona rural do município por meio das Ações Comunitárias, que atenderam mais de 24 mil pessoas. Foram serviços de emissão de documentos, atendimentos na área de saúde, orientações jurídicas e, até mesmo, diversão para criançada e tratamento de beleza para mulheres. E tudo muito perto de casa!

A entrega de nove ambulâncias em boas condições de uso para as sedes dos distritos, assim como os postos de saúde com equipes médicas aptas a fazer atendimentos básicos, levam aos moradores do interior a tranquilidade do atendimento perto de casa, além do deslocamento garantido em caso de necessidade.

Na educação, escolas com profissionais capacitados e estrutura adequada atendem desde o ensino infantil. Novas escolas, como as entregues recentemente aos moradores de Bagueira e Córrego Farias, dão boas condições de ensino em ambientes propícios para o trabalho dos docentes e para o aprendizado dos alunos. Em comunidades com pequeno número de alunos, o transporte escolar faz a sua parte: torna a educação acessível a todos sem custo. Programas específicos para a formação dos alunos da zona rural também são mantidos pela Prefeitura.

E para o agricultor: capacitação. Só em 2010, em parceria com o Sindicato Rural e o Senar, a Prefeitura de Linhares já qualificou mais de 800 pessoas em cursos profissionalizantes ligados ao setor agrícola e de promoção social, esses últimos objetivando principalmente uma segunda renda para as famílias da zona rural.

As máquinas agrícolas disponibilizadas pela administração pública têm contribuído não apenas para o bom tráfego nas estradas de acesso as comunidades do interior, como diminuído os custos da produção agrícola ao executarem serviços como de aragem e sucagem. Este ano, as comunidades de Japira, São Rafael e região, receberam a Patrulha Mecanizada, uma série de máquinas rurais que beneficiam cerca de 800 produtores.

E nos fins de semana, campeonatos esportivos reúnem os moradores em momentos de muita descontração. Novas praças, quadras esportivas e estádios de futebol, além da manutenção das já existentes, têm garantido locais de convivência social e lazer no campo.

"Se quiser saber de onde venho, sou sujeito de valor, sou um homem da roça, com alegria e muito amor". A composição Homem da roça, de Claudio Wendell, mostra o orgulho do agricultor em ser da zona rural. E é para tornar o agricultor ainda mais satisfeito com a profissão que exerce que a Prefeitura de Linhares já investiu e continuará investindo na zona rural.