Pontal do Ipiranga oferece várias opções turísticas

O Forró do Pontal é uma das mais tradicionais festas do município e acontece no próximo fim de semana, nos dias 16, 17 e 18 de julho. O clima no balneário é de expectativa e os comerciantes, donos de restaurantes e a rede hoteleira já estão preparados para melhor servir o linharense e o turista durante os dias da festa. Além de gente bonita e da animação de Gabriel Lener, Dominguinhos e Trio Forrozão, quem for ao Pontal do Ipiranga poderá curtir a beleza naturais do local.

O Pontal do Ipiranga possui belas praias. Há também complexos de vegetação de restinga, as mais protegidas do ES.  O turista pode "esticar" um pouco seu trajeto até Urussuquara ou Degredo, e conhecer belas e bucólicas praias, além de poder realizar trilhas no meio da vegetação nativa e se encantar com as cores das orquídeas que florescem no meio da natureza selvagem.

Passeios no Pontal e informações turísticas:

A Casa do Artesão do Pontal do Ipiranga oferece ao turista diversos tipos de artesanatos e informações turísticas sobre a região. A casa tem como objetivo de estimular os artistas locais, proporcionando desenvolvimento social e geração de emprego e renda.

 No Pontal do Ipiranga possui duas trilhas ecológicas: Trilha das Tartarugas e Anjos da Alagoinha, todas na estrada que dá acesso ao Rio Ipiranga.Essas trilhas foram criadas com a iniciativa do Ecocidadania, um programa da Petrobras, e são sinalizadas com placas que além de indicar o caminho, informa os tipos de animais e plantas que existem no local. A Praia do Pontal do Ipiranga é agitada, propícia para a prática do Surf.

Praias e Trilhas no entorno do Pontal do Ipiranga


A Vila de Degredo, no litoral de Linhares, é uma remanescente comunidade quilombola. Naturalmente os moradores além da receptividade e da simplicidade, sabem de muitas histórias e causos, tornando-se assim cultura viva da região. Além do povo, o grande atrativo turístico de Degredo são os passeios ecológicos ao longo da vegetação de restinga e as praias desertas, próprias para prática de atividades como surf e pesca.

Seguindo ao norte, a 10 km, na estrada que liga Pontal do Ipiranga a Urussuquara, encontra-se o acesso a única praia de naturismo do Espírito Santo. Os adeptos ao naturismo que tem como filosofia de vida o respeito ao próximo e ao meio ambiente, encontram na Praia de Barra Seca, em Linhares, um local propicio para se harmonizar com a natureza e com a nudez social como forma de expressão.

A praia é numa ilha o que garante aos freqüentadores, privacidade. Para chegar ao local é necessário atravessar em barcos ou canoas da associação de naturistas local. São 2 km de areia reservados para a prática do naturismo, com áreas delimitadas para homens desacompanhados.  A Praia Naturista de Barra Seca é considerada a 4ª melhor para a prática do naturismo no ranking nacional, o que mostra a importância do local. O grande diferencial desta praia e o que fez ser reconhecida está na água doce em abundância, estrutura, área para camping e energia elétrica.

A praia está aberta a quem desejar conhecer, para isso, o turista deve preencher alguns requisitos: tem que ter conduta e claro, tirar a roupa. A entrada na praia é franca, mas caso o visitante queira contribuir para manutenção da ilha, é bem aceito.

Já em Urussuquara o charme fica pelo bucolismo da praia. Na vila há infraestrutura com pousadas para receber os visitantes.


Serviço:
Ecocidadania
Roque: 9826-2102
Casa do Artesão(Artesapi)
(27)3274-5260
Secretaria de Turismo
(27) 3372-2102