Programa Mais Educação: escolas municipais recrutam monitores para atuar em Programa
Ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos, e, oferecer jornada integral com atividades no contraturno. Estes são os objetivos do Programa Mais Educação que foi implantado em sete escolas da rede municipal de ensino.
Agora, a Secretaria Municipal de Educação está em busca de monitores para atuar no Programa. Os interessados devem procurar a secretaria das escolas credenciadas no Mais Educação, que são: Adventista de Bebedouro (Bebedouro); Antônio Fernandes de Almeida (Interlagos); Caboclo Bernardo (Planalto); Cid Adalberto dos Reis (Conjunto Juparanã); Dinorah Almeida Rodrigues (São José); Interlagos II (Interlagos), e, Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz).
Conforme Valéria Vieira dos Santos – a responsável pelo Mais Educação na Prefeitura de Linhares, o trabalho de monitoria deve ser desempenhado, preferencialmente, por estudantes universitários de formação específica nas áreas de desenvolvimento das atividades ou pessoas da comunidade com habilidades apropriadas.
"Os monitores podem ser instrutores de judô, mestre de capoeira, contador de histórias, agricultor para horta escolar, entre outras atividades", destaca Valéria. Além disso, poderão desempenhar a função de monitoria, de acordo com suas competências, saberes e habilidades, estudantes da Educação para Jovens e Adultos – EJA, e estudantes do ensino médio.
O Programa Mais Educação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e visa promover diversas atividades com os alunos no turno diferente em que são realizadas as aulas regulares.
Essas atividades precisam estar relacionadas ao projeto político-pedagógico da escola e dialogar com a comunidade do entorno. As ações podem ocorrer na unidade escolar ou em outro espaço socioeducativo, como quadras de esporte, por exemplo.
"A escola tem liberdade para escolher as atividades ofertadas aos alunos. O projeto deve trabalhar com os alunos nas seguintes áreas: esporte e lazer, apoio pedagógico, cultura e artes, além de cidadania e meio-ambiente", disse Valéria.
Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
27 3372 1829 / 9812 9658