Vivendo a Melhor Idade

Idosos. Em 2050 eles serão 64 milhões de brasileiros e representarão 30% da população do País. O Brasil do futuro vai ficar velho e nas próximas décadas terá que acolher os adultos e jovens de hoje. Os idosos são 19 milhões e correspondem por 9,84% da população atualmente. De acordo com o IBGE, a população brasileira deve chegar ao máximo em 2039, com 219 milhões de habitantes e diminuir a partir de então, até chegar a 2050, com 215 milhões de pessoas. Em Linhares, a população idosa também vem crescendo.

Essa fase da vida chega e com ela muitos problemas que vão deste a fragilidade na saúde até problemas psicológicos, sociais, familiar e outros. Muitos idosos linharenses vivem atualmente em situação de risco social. A Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve um projeto com a melhor idade nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras). E assim, a Prefeitura contribui para reintroduzir de centenas de idosos ao convívio social e também diminuir os casos de depressão entre eles. 

O projeto consiste no desenvolvimento de atividades físicas com os idosos, como ginástica, alongamentos e atividades que movimentam não só o corpo como também a mente. Um dos instrutores, o professor Samuel Roni garante que muitos idosos chegam ao projeto, com depressão, doentes e com a altoestima muito baixa. "Em pouco tempo, já podemos ver a diferença. Muitas vezes o pique deles é até maior que o meu. É muito gratificante trabalhar com os idosos. Eles nos acolhem bem e têm muito mais vontade de participar das atividades que as outras pessoas", diz Samuel.

Além das turmas dos Cras, a Secretaria Municipal de Assistência Social firmou parceria com algumas Associações de Moradores como dos bairros Canivete, Araçá, José Rodrigues e Rio Quartel que também têm turmas de ginástica com os idosos. Ao todo cerca de 1.200 idosos são atendidos. No Cras do bairro Interlagos, por exemplo, existem atualmente sete turmas, um total de 200 de alunos.

Opinião de quem participa

Dona Sunta Nardi dos Anjos, 60 anos, participa das aulas há um ano e meio. "O projeto é ótimo! Além de fazer ginástica nós conversamos, rimos, nos divertimos muito e ainda fazemos novas amizades. Antes eu não fazia nenhuma atividade física, só trabalhava. Agora que aposentei participo do projeto que ajuda a me distrair. Eu, não só recomendo às pessoas como também trago mais gente para participar".

A maioria dos alunos é mulheres, porém de acordo com o professor Samuel esta realidade está mudando. "A participação dos homens não era comum. Então, realizamos uma campanha entre os grupos da terceira idade para trazer mais homens e deu muito certo. Além disso, algumas mulheres trouxeram seus maridos, eles gostaram e participam até hoje".

É o caso do senhor Valdir Pereira Lopes de 67 anos. Ele veio com sua esposa, Genir Oliveira Lopes de 58 anos e há 8 meses frequenta as aulas. "Aqui é muito bom, não quero mais deixar de participar", garante Seu Valdir. O casal, afirma que depois que começaram a participar do projeto, passaram a sentir maior disposição. "Estamos nos sentindo bem melhor com os exercícios, antes não participávamos de nada e agora não queremos mais parar", diz Dona Genir.

Alongando com a Melhor Idade

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também desenvolve um projeto direcionado ao público da terceira idade "Alongando com a Melhor Idade". O projeto já atende mais de duzentos idosos nos cinco pólos de atuação. As aulas acontecem nos bairros Aviso, São José, Conjunto Juparanã, Novo Horizonte e Conceição. O professor responsável pelo projeto é José Roberto Bittencourt.