Profissionais da Educação participam do programa Formação Pela Escola, do MEC

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) criou o Centro de Formação. Ele funciona na Universidade Aberta do Brasil – UAB, e tem como coordenadora, a pedagoga Joelma Tatagiba.

Uma das iniciativas do Centro de Formação é, a cada capacitação que o Ministério da Educação – MEC possibilita ou repassa ao município, abrir um edital, que é divulgado nas escolas.

Desta forma, todos os profissionais que se sentirem capazes de atuar enquanto capacitador ou formador, podem se inscrever. Os critérios de seleção são: currículo e passar por uma banca – dar uma aula para uma comissão avaliadora.

A proposta, conforme a secretária municipal de Educação, Professora Ana Paraíso, é democratizar o processo, abrindo oportunidades para todos que queiram participar, desde que sejam efetivos na Prefeitura de Linhares.

Um dos projetos do MEC – o Formação Pela Escola, teve processo de seleção. E o Centro de Formação atuou. Abriu processo de seleção, e realizou banca examinadora para vagas de tutores para o Programa, que é uma parceria com a rede municipal de ensino.

Cinco profissionais da educação municipal foram aprovadas e participarão do Formação Pela Escola. São elas: Iracema Hofman de Souza – 16,25 pontos; Davina Maria Souza de Oliveira – 16 pontos; Cláudia Luciene Giraldeli – 14,7 pontos; Cláudia Mara Dambróz Gasparini – 14,25 pontos, e Marcilena Lessa das Chagas – 10,8 pontos.

Formação Pela Escola

O Programa Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
Secom PML
27 3372 1829 / 9812 9658