Projeto social da Prefeitura vende 400 mil mudas de árvores nativas

Criado pela Prefeitura de Linhares em 2004, na gestão do então prefeito Guerino Zanon, o projeto social Meninos da Terra busca ser autosustentável. Para isso realiza parcerias como a que possibilitou a comercialização de 400 mil mudas de árvores nativas produzidas pelos jovens atendidos pelo projeto.

Utilizadas por uma empresa de Aracruz ? a Fíbria, para reflorestar uma área no distrito linharense de Desengano, as mudas começaram a ser entregues nesta quinta-feira (11). São mudas de angico, araribó rosa, boleira, cedro rosa, ipê amarelo, jenipapo amarelo, jequitibá branco, pau d?alho, sapucaia, e jacarandá.

Outro cliente das mudas do projeto é a Prefeitura de Linhares, principal parceira do Meninos da Terra, que constantemente adquiri mudas de nativas e eucalipto para distribuir entre os pequenos produtores rurais do município.

O destino da futuras árvores de grande porte são áreas degradadas de margens de rios, igarapés e reservas nas propriedades dos produtores rurais em sistemas agroflorestais. Tudo de graça.

O projeto tem sede no bairro Nova Esperança e atende a cerca de 230 adolescentes entre 12 e 17 anos. Para se matricular no Meninos da Terra, o interessado tem que comprovar que está frequentando a escola regular. Além de adolescentes do bairro Nova Esperança, o projeto também atende alunos do Linhares V, São José, Planalto e regiões vizinhas.

"As atividades desenvolvidas servem como complementação. Temos diversos tipos de oficinas alternativas, horticultura, viveirismo e cursos, como o de informática que possibilitou a formação básica de 48 aprendizes em 2009. Só com esse curso, os alunos puderam adquirir gratuitamente conhecimento com custo estimado de quase mil reais por pessoa", declarou a diretora Olga Santos Rizzo.