Saúde: quase 30 mil atendimentos realizados durante horário estendido nas Unidades de Saúde

Os resultados positivos alcançados por meio do atendimento estendido nas Unidades de Saúde de Linhares fizeram com que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogasse a medida por mais três meses.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza, a decisão de prorrogar a medida se deu pelo resultado alcançado. "Decidimos prorrogar o horário estendido porque o resultado foi ótimo, acima do esperado e principalmente para manter o melhor atendimento no Pronto Socorro do HGL que teve uma diminuição no atendimento muito significativa", afirmou.

A secretária disse ainda que a preocupação com o verão também foi um dos motivos para prorrogar o horário estendido. "No verão a procura pelo hospital é maior devido às várias doenças que ocorrem nesta época do ano. E nossa maior preocupação é com os possíveis casos de dengue que podem surgir, pois estamos no período epidêmico da doença", disse.

A medida que teve início no dia 08 de setembro de 2009, foi adotada por meio da Secretaria Municipal de Saúde devido ao aumento de fluxo de pacientes que procuraram atendimento no Hospital Geral de Linhares (HGL), principalmente em função da nova gripe.

Foram 23.624 atendimentos realizados de 08 de setembro a 08 dezembro de 2009. Só neste mês de prorrogação 5.391 pessoas foram atendidas durante o horário estendido.

Os números de atendimentos durante o horário estendido atingiram a expectativa da Secretaria de Saúde que era de atender 40 pessoas por dia. Em alguns bairros essa meta foi ultrapassada.

O horário estendido é fundamental para garantir que o paciente tenha um atendimento mais rápido, mais próximo de sua residência e também tenha acesso aos medicamentos necessários, sobretudo aos trabalhadores que agora podem chegar em casa com tranqüilidade e serem atendidos durante à noite.

Adotaram a medida as unidades de Bebedouro, Canivete, Santa Cruz, Aviso, Linhares 5, Interlagos (próximo à pracinha e próximo ao campo São Paulo Apóstolo).

O atendimento nas unidades é realizado por equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam nos postos de saúde de segunda a sexta-feira até as 21 horas. O horário de atendimento médico normal nestes postos de saúde era até as 17 horas.

Com o horário estendido o número de atendimentos no Hospital Geral de Linhares (HGL) diminuiu significativamente, mas vale ressaltar que em casos de urgência e emergência o paciente deve procurar o HGL onde terá prioridade no atendimento.