Notícias

Secretaria de Cidadania e Segurança Pública realiza projetos de combate à criminalidade

Preocupada com o crescente número de homicídios na cidade, a Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública desenvolve três projetos com o objetivo de reduzir os números de assassinatos na cidade e trabalhar a conscientização da população. São os projetos Escola Cidadã, Comunidade Viva e Patrulhamento Escolar.

Realizado com crianças e adolescentes da rede pública de ensino, o projeto Escola Cidadã trabalha tratando um assunto que preocupa pais e educadores: as drogas. O assunto é abordado através de palestras, realizadas pela equipe da secretaria nas escolas do município. Os diretores podem solicitar a presença da equipe da Secretaria para abordar o tema entre os alunos. É só ligar para o telefone (27) 3372-2062 e agendar uma visita.

O mesmo acontece com o projeto Comunidade Viva, que é realizado junto as comunidades ? o que inclui pais, mães e demais familiares e público interessados na prevenção da criminalidade em seu bairro. Até hoje a secretaria já visitou e realizou palestras em diversos bairros da cidade, como Juparanã, Aviso, Canivete, Santa Cruz, Regência, Povoação e demais localidades do município. 

"O Projeto Comunidade Viva tem o objetivo de desenvolver um trabalho preventivo de segurança pública e cidadania. O bem-estar das famílias e o combate à criminalidade começam pela conscientização e socialização do cidadão linharense", destacou o secretário de Cidadania e Segurança Pública Coronel Jones Mattos.

Quem também colabora na segurança são os Guardas Municipais. As novas atividades que esses servidores realizam, principalmente dentro do projeto Patrulhamento Escolar, onde os guardas ficam de prontidão nas escolas nos horários de maior atendimento, como entrada, recreio e saída, visam o combate da criminalidade.

Câmeras de Segurança

Para inibir as ações de violência e reduzir o número de crimes contra a vida, como crimes de lesões corporais, seis câmeras de videomonitoramento foram instaladas no Centro da cidade. Essas câmeras estão em pontos estratégicos da cidade, focalizando principalmente os bancos, praças e pontos comerciais.

O monitoramento 24 horas por dia é feito pela Secretaria de Cidadania Segurança Pública em parceria com a Polícia Militar. As câmeras giram 360°, e alcançam até 3 Km de distância.

Há poucos meses uma ação foi inibida e solucionada. Uma mulher grávida estava sentada ao lado de um homem que estava embriagado. Se aproveitando da situação, a mulher furtou a carteira deste homem sem ele perceber. A ação foi flagrada pela câmera.