Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10) em Linhares

[ Por Valda Ravani | 10/04/2019 ]

A campanha segue até o dia 31 de maio. O dia D acontecerá no dia 4 de maio, das 8 às 17 horas, em todas as unidades de saúde da sede do município.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2019

Em Linhares, a campanha de vacinação contra a gripe teve início hoje (10) e 36 mil pessoas entre crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas devem ser vacinadas. Todas as unidades de saúde da prefeitura estão preparadas para a vacinação que acontece das 8 às 16h30, de segunda a sexta-feira, e segue até o dia 31 de maio. A vacina contra a Influenza, popularmente conhecida por gripe, contribui na redução das complicações, internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe.

Para receber a vacina, a pessoa pertencente ao grupo prioritário, deve comparecer munida do cartão de vacina à unidade de saúde mais próxima de sua casa.  Foi o que fez a dona Maria das Graças Vieira Martins, de 67 anos, que levantou cedo, foi à unidade, e já está imunizada. "Eu gripava muito e desde que comecei a tomar a vacina, com cinquenta e poucos anos, parou as minhas gripes. Temos sim que prevenir e cuidar da nossa saúde", disse a moradora do Centro.  

A mamãe Cátia Oliveira é consciente da importância da vacina e levou o pequeno Pietro de sete meses para receber a dose. "Quando mais rápido a criança for vacinada, menos chances ela vai tem de pegar uma gripe. Temos que ter cuidado com nossas crianças", frisou. 

A população a ser vacinada é de 40 mil pessoas e o município tem como meta imunizar 90%, o que corresponde a 36 mil pessoas. A coordenadora de Imunização da Prefeitura de Linhares, Ana Alves de Oliveira, disse que o dia D acontecerá no dia 4 de maio, das 8 às 17 horas, nas unidades de saúde da sede do município. "É importante que as pessoas procurem a unidade mais próxima de casa durante a semana e não deixem para se vacinar em última hora. Neste período de aproximação do inverno, idosos e crianças, principalmente, são os que mais adoecem devido à gripe e muitos acabam sendo hospitalizados com pneumonia. A gripe é uma doença muito séria e seu agravamento pode levar à morte. A vacina em Linhares está garantida para o público-alvo da campanha", relatou.

O vírus da gripe é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A vacinação contra a Influenza é muito importante para prevenir a doença que tem como sintomas febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
 
Conforme cronograma do Ministério da Saúde, a imunização é feita somente ao seguinte grupo prioritário:
 
- Crianças de seis meses a menores de seis anos sem doenças crônicas;
 
- Crianças de seis meses a menores de nove anos de idade com doenças crônicas;
 
- Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;
                                            
- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;
 
- Trabalhador de Saúde: trabalhadores de hospitais, prontos atendimentos, unidades de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas com atendimentos de saúde, estagiários de serviços de saúde, dentre outros;
 
- Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; povos indígenas;
 
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza;
 
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
 
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 

 

Mais fotos

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2019

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook