Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Procon de Linhares divulga lista das empresas mais reclamadas

[ Por Alexandre Araújo | 15/03/2019 ]

O órgão vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social contabilizou mais 200 registros entre janeiro e dezembro do ano passado.

ATENDIMENTO PROCON

No Dia Nacional do Consumidor, 15 de março, o Procon de Linhares divulgou a lista com as reclamações registradas pela população contra empresas e prestadores de serviços entre janeiro e dezembro de 2018. A medida é adotada pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor de todo país e cumpre determinação do artigo 5º da Constituição Federal e do artigo 44 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Na cidade são 220 registros de reclamações de empresas da cidade - ou virtuais, de consumidores residentes em Linhares - que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores.

No topo da lista está um banco, seguido de financeiras, concessionária de energia e empresas de telefonia com registros de reclamações de consumidores de Linhares, dentre eles: cobrança indevida, problemas relacionados a contrato, cálculo de prestação em atraso, produto com algum problema e serviço em desacordo com a legislação. 

De acordo com o Procon de Linhares a principal arma dos cidadãos é o Código de Defesa do Consumidor, originado das lutas do movimento de defesa do consumidor brasileiro, que também deu origem ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (SP), que estimulou e fortaleceu o modelo dos demais Proco's no Brasil. 

"A informação é a principal ferramenta à disposição dos consumidores para um consumo consciente e uma melhor defesa de seus interesses, nós estamos preparados para receber os consumidores e trabalhar dentro do que prevê o Código de Defesa do Consumidor e assim garantir os direitos e orientar sobre os deveres dos cidadãos", afirma o coordenador do Procon de Linhares, Geraldo Benedito Roza.

Ação do Dia do Consumidor

O Procon, em parceria com a Faculdade de Ensino Superior - Faceli, realiza nesta sexta-feira (15), uma ação de orientação para os consumidores de Linhares. Uma tenda montada em frente ao Mercado Municipal até às 12 horas, com profissionais especialistas em direitos e deveres do consumidor, distribuirão material informativo e prestarão esclarecimentos à população. O evento acontecerá em comemoração ao Dia do Consumidor - 15 de março.

 

 

 

Anexos da Notícia

DescriçãoOpções
EMPRESAS RECLAMADAS 2018Download
Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook