Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Projeto Meninas na Robótica do Ifes é lançado em Linhares e atenderá alunas da rede municipal

[ Por Valda Ravani | 14/03/2019 ]

O projeto tem início em abril com uma oficina que treinará as professoras selecionadas

ABERTURA OFICIAL DO PROJETO MENINAS NA ROBÓTICA

A abertura oficial do projeto 'Meninas na Robótica' que será desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo campus Linhares (Ifes campus Linhares) em cinco escolas do município aconteceu na noite desta quarta-feira (13), na UAB. Visa estimular o ensino de robótica em escolas públicas e a formação de mulheres às carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil. O evento reuniu professoras, diretores, pais e alunos selecionados no projeto, profissionais da Secretaria de Educação e do Ifes.

As Emefs contempladas foram: Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz; José Modeneze, no Canivete; Samuel Batista Cruz e Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no Interlagos; e Adelson Del Santo, no bairro Nova Esperança. O projeto terá início em abril, com a oficina para professoras participantes que serão treinadas pelo Grupo de Estudos de Automação e Robótica do Ifes (Grupo Gear). Os equipamentos do projeto já estão em fase de compra. 

O diretor de Pesquisa, pós-graduação e extensão do Ifes, Geovani Alipio, informou que as atividades iniciais acontecerão no Ifes e, posteriormente, nas dependências das escolas. Cada escola receberá uma bolsa de extensão para uma professora orientadora, e até cinco bolsas de extensão, no valor de R$100,00 cada, para as alunas que foram selecionadas para o projeto, além do kit de robótica do tipo Lego Mindstorm, capacitação e orientação durante 12 meses. 

"Ficamos muito felizes com a receptividade dos pais e alunos e com a parceria firmada com a Prefeitura de Linhares. As meninas estão muito animadas com a oportunidade e esperamos que elas aproveitem o tempo dedicado ao projeto e tenham sucesso na vida pessoal e profissional", disse o diretor do Ifes, destacando que a proposta é tornar as alunas multiplicadoras do projeto, ampliando na sua respectiva escola o conhecimento para os demais alunos. Elas também contarão com o auxílio de alunas do curso de Engenharia de Controle e Automação do Ifes para orientar nas atividades.

Lygia Schuambach, do 9º ano da EMEF Samuel Batista Cruz (Caic) foi umas das alunas selecionadas para o projeto. "Ser escolhida no meio de tantas alunas me faz sentir grata. Minha expectativa sobre o projeto é grande, principalmente por ser um trabalho em grupo. Estou muito empolgada, pois vai me ajudar no futuro. Hoje já faço um curso de gestão empresarial e também quero colocar em prática tudo que aprender para desenvolver um projeto inovador que eu possa desenvolver em empresa e ajudar a população", disse a aluna de 14 anos.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, falou da satisfação em receber um projeto inovador como este. "Esse projeto incentiva as meninas a abrir novos horizontes e ingressarem na área de Exatas. Fico muito grata e feliz com a parceria e, principalmente, em ver o envolvimento das alunas e pais. Por trás de uma criança dedicada sempre tem uma família presente, que está atenta a educação dos filhos", frisou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca que no ensino e aprendizado de robótica, as meninas conquistam cada vez mais espaço. "O projeto é uma grande oportunidade de aproximar as meninas do universo da tecnologia e quem sabe experimentar e seguir esse caminho profissional. Sem contar as melhorias que traz no aprendizado, por estimular o raciocínio lógico, Matemática, Física, Informática, por exemplo", ressaltou.

Confira algumas ações programadas no projeto
- Visita ao Ifes: as alunas participantes do nível básico farão uma visita para conhecer o campus e trocar experiência com os alunos do instituto que já competiram ou estão trabalhando para a Olimpíada Brasileira de Robótica ? OBR, em 2019;
- Treinamento das alunas: as professoras responsáveis em cada escola irão treinar seu grupo para a olimpíada, sendo sempre acompanhadas pelos professores do Ifes e pelas monitoras do projeto, alunas do curso de Engenharia de Controle e Automação do Ifes;
- Participação na OBR: as equipes de alunas participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica na fase estadual que acontece em Vitória;
- Campeonato Municipal: as equipes participarão de um campeonato que acontecerá na cidade, organizado pelo Ifes, mostrar os trabalhos das escolas e do projeto;
- Ações de continuidade: para que o projeto possa continuar e multiplicar, serão desenvolvidas ações quem possibilitem às escolas treinarem outras equipes e capacitarem outros alunos.

 

 

Mais fotos

ABERTURA OFICIAL DO PROJETO MENINAS NA ROBÓTICA
ABERTURA OFICIAL DO PROJETO MENINAS NA ROBÓTICA
ABERTURA OFICIAL DO PROJETO MENINAS NA ROBÓTICA
ABERTURA OFICIAL DO PROJETO MENINAS NA ROBÓTICA
ABERTURA OFICIAL DO PROJETO MENINAS NA ROBÓTICA

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook