Prefeito Guerino Zanon entrega a primeira barragem de Baixo Quartel a produtores rurais

[ Por Valda Ravani | 13/03/2019 ]

A construção da segunda de Baixo Quartel já teve início e, na sequência, será a vez dos produtores de Desengano, Farias e São Rafael.

ENTREGA DA PRIMEIRA BARRAGEM EM BAIXO QUARTEL

Em 21 dias, conforme prazo estipulado pela Prefeitura de Linhares, o prefeito de Guerino Zanon, e o secretário de Agricultura, Franco Fiorot, retornaram à região de Baixo Quartel para entregar aos produtores a primeira das oito barragens que serão construídas no município. Hoje (13), foi dado início à construção da segunda na mesma localidade, seguindo depois para Desengano, Farias e São Rafael. Ao todo, 40 produtores rurais serão beneficiados. O vereador Jean Menezes e representantes de associações e instituições ligadas à agricultura, também estiveram presentes no local.

Ismael Lorenzoni, proprietário da área onde a barragem foi construída, assim como os demais produtores presentes, não escondiam a felicidade em ver o reservatório pronto. "Eu não esperava que o serviço fosse ficar tão bom. Estou muito feliz em vê a água armazenada. A ponte que tinha aqui também era tão ruim, tão precária, agora a passagem está ótima. A prefeitura disse que ia entregar no prazo e cumpriu. Estamos muito felizes", disse.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, falou sobre a preocupação do município na pontualidade dos serviços e instalação de dispositivos que garantam a preservação da represa e do volume de água. "Fizemos o serviço dentro do prazo, que era de 21 dias, visando à sustentabilidade das comunidades rurais quanto à reserva de água. Para garantir a eficácia e também a segurança do reservatório, a execução foi feita de acordo com o projeto com instalação de um monge, um dispositivo que controla a vazão mínima da água, e um vertedouro que faz o controle da vazão máxima, além da compactação adequada da base da barragem. Todo esse trabalho seguiu as recomendações do projeto, autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)", explicou o secretário.

Ivanor Alochio Bonfá, produtor na região, disse que a realidade da área que hoje se encontra alagada era outra. "Pouco tempo atrás andamos na área do reservatório a pé. Isso nos entristecia muito e nos fez refletir a importância de construir a barragem. Com ela, o lençol vai subir, porque vai reter água. Sem contar que a gente já começa a ver os animais aparecendo novamente, como os patos que ali estão", apontou.

O prefeito Guerino Zanon, falou da satisfação em vê mais um dos sonhos dos produtores da região se concretizar. "É uma satisfação vê uma área onde não corria água devido à seca, cheia. Essa barragem tem capacidade para armazenar 2,5 hectares de área alagada, o equivalente a 27 milhões de litros de água. Esse é só o começo de um trabalho focado em desenvolver políticas públicas que proporcionem ao homem do campo ações sustentáveis e que melhorem a geração de renda. Essas oito barragens, inclusive, vem para reforçar a mais de 1,5 mil caixas secas já construídas no município", ressaltou.

O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

ENTREGA DA PRIMEIRA BARRAGEM EM BAIXO QUARTEL