Programa Saúde na Escola amplia ações de prevenção em unidades de ensino da Prefeitura de Linhares

[ Por Valda Ravani | 12/03/2019 ]

Ao todo, 34 escolas municipais e estaduais foram contempladas com o programa

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

As ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) já foram retomadas no município de Linhares. Ontem (11), a equipe de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, e da Secretaria Municipal de Educação, articuladoras do programa federal, se reuniram na UAB com representantes das escolas para alinhar as atividades de 2019 e 2020. A iniciativa visa contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Em Linhares, 31 escolas municipais e 3 estaduais foram contempladas com o programa.

A coordenadora da Saúde da Família, Gabriella G. Campo D. Siqueira, disse que o programa existe desde 2017, atende a educação infantil e fundamental, e os temas específicos a serem trabalhados são pontuados entre saúde e gestão escolar. Em março serão abordadas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e verificação da situação vacinal dos estudantes.

"A escola é essencial na formação dos cidadãos e promover ações de saúde são estímulos para trabalhar o corpo e a mente, a fornecer conhecimento sobre várias doenças e evitar muita delas, como a dengue, por meio dos cuidados dentro de casa. São várias as temáticas abordadas, seja de orientação ou prevenção, que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos alunos e da sua família", explicou a coordenadora.

Durante o ano, 12 ações devem ser desenvolvidas. São elas: atualização vacinal dos estudantes, com a ida dos profissionais de saúde às escolas; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;  avaliação da saúde bucal e aplicação de flúor;  saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; prevenção das violências e dos acidentes;  identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação como a hanseníase, tuberculose, esquistossomose, dentre outras;  prevenção ao uso de álcool tabaco, crack e outras drogas;  realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;  prevenção de DST/Aids e orientação sobre direito sexual e reprodutivo.

A secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, disse que a parceria entre as secretarias traz importantes benefícios às escolas. "Abordar a saúde na escola é indispensável para melhorar a qualidade de vida dos alunos e isso reflete na comunidade em geral, esse despertar sobre a necessidade de uma vida saudável. Somos gratos a equipe de Saúde da Família pelo empenho nesse projeto", disse.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que as ações do programa contribuem para a formação integral de crianças e jovens da rede pública de ensino. "O programa saúde na escola é voltado para ações de prevenção de doenças e promoção de saúde nas escolas, com um olhar voltado para os estudantes, que atuam como multiplicadores de informações, levando o que aprendem na escola para as comunidades onde vivem, contribuindo assim para melhorias na qualidade de vida de toda comunidade", reforça o prefeito.

O Programa de Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, por decreto presidencial (Decreto 6.286 de 05/12/2007).

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA