Conselheiros de saúde de Linhares se preparam para Conferência Nacional de Saúde

[ Por Alexandre Araújo | 11/03/2019 ]

A etapa municipal da conferência nacional acontece no dia 22 de março, no teatro da Faculdade Pitágoras, no bairro Araçá.

CONFERENCIA SAUDE

A etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde já tem data definida: dia 22 de março, das 7h30min às 18 horas, no teatro da Faculdade Pitágoras de Linhares, no bairro Araçá. Para mobilizar e motivar a participação das pessoas no evento, a comissão organizadora municipal da conferência está realizando reuniões periódicas para dialogar sobre o formato do evento.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Linhares, Itamar Teixeira, a Conferência Nacional de Saúde é uma aula de cidadania. "Em todos os nossos encontros, percebemos a efetiva participação dos conselheiros, servidores e usuários. Dessa forma, considerando o quanto todos sabem da sua importância e da sua responsabilidade no controle social, estamos reforçando junto aos conselheiros a necessidade da participação de toda a população linharense nesse evento", ressaltou.

Para a etapa municipal, toda a sociedade civil de saúde serão inscritos. A organização do evento estima a participação de, aproximadamente, 600 pessoas, entre conselheiros e demais pessoas interessadas.

Conferência Nacional
Durante a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, os participantes irão discutir e analisar as prioridades de saúde para um cenário nacional, além de formular propostas e elaborar um relatório final.

Nas conferências municipais, serão eleitos, de forma paritária, os delegados que participarão da etapa estadual e, posteriormente, da Conferência Nacional, prevista para acontecer nos dias 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Controle social
O sistema municipal de saúde de Linhares conta com espaços de participação comunitária e controle social: os conselhos locais. Atualmente, Linhares conta com 32 conselheiros de Saúde, que atuam nos territórios de abrangência das unidades de saúde e são compostos por entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores da saúde e da gestão.