Monitoramento de balneabilidade aponta 10 pontos próprios para banho em Linhares

[ Por Valda Ravani | 11/02/2019 ]

Os pontos próprios estão nas lagoas Nova, Palminhas e Juparanã e nas praias de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga, além do riozinho.

BALNEABILIDADE - 04-02-2019

Os dias continuam bem quentes e nada melhor que um banho de lagoa ou de praia para se refrescar. Os turistas ou veranistas que escolherem Linhares para aproveitar o verão podem escolher um dos 10 pontos próprios para banho e ainda desfrutar das belezas da região, é o que aponta o monitoramento de balneabilidade realizado toda semana pelo departamento de Recursos Naturais, da secretaria de municipal de Meio Ambiente. A classificação é válida até a próxima sexta-feira, dia 15.

As lagoas Nova (Cabana Serafim), das Palminhas (Cabana Fantim) e Juparanã (Praia das Três Pontas) estão liberadas para banho. No balneário de Pontal do Ipiranga há quatro pontos próprios: primeira, segunda e terceira avenidas, além do riozinho. Em Povoação, um ponto está apto, o da rua principal. Já na praia de Regência, são dois pontos, um na rua principal e outro no Projeto Tamar. A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer.

Os 10 pontos são analisados e monitorados por meio da coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. As placas serão atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Confira algumas dicas:

- Tomar banho apenas nas águas das praias e lagoas que forem classificadas como próprias;

- Evitar o uso das praias e lagoas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, visto que aumenta o fluxo dos cursos d'água;

- Evitar a ingestão de água do mar ou lagoa, com redobrada atenção as crianças e aos idosos que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.

BALNEABILIDADE - 04-02-2019