Unidades da rede municipal de ensino iniciam ano letivo de 2019

[ Por Alexandre Araújo | 05/02/2019 ]

Mais de 40 unidades de ensino do Município passaram por reformas para receber os alunos e os profissionais da educação neste ano letivo de 2019.

VOLTA ÀS AULAS 2019

Esta terça-feira (5) foi dia de volta às aulas na rede municipal de ensino. O clima de ansiedade e alegria tomou conta dos mais de 24 mil estudantes matriculados Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims). A diretora do Ceim Alegria do Saber, no bairro Santa Cruz, Raquel Guerra Gonçalves, deu as boas-vindas aos alunos: "Desejo a todos um bom retorno. Vamos proteger essas crianças e ensinar sempre a elas o sentido da cidadania, do respeito e do mundo melhor. Esse é o nosso papel".

"Desejamos que tenhamos um ano de muito aprendizado e muita descoberta na escola. Escola é um ambiente que precisamos atender às normas e aos pedidos dos nossos professores, entender que nossos professores estão na sala de aula para poder nos ajudar a organizar o ambiente legal para aprendermos. Também queremos pedir aos familiares dos nossos alunos que eles continuem participando durante o ano inteiro da vida escolar", disse a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, também destacou a importância do momento para os profissionais da Educação e para os alunos da rede municipal de ensino. "É uma alegria a gente estar na condução da cidade e oferecer aos servidores da Educação e às famílias que têm os seus filhos matriculados aqui um espaço tão digno para poder trabalhar e conduzir a sua atividade. Que seja um ano muito especial, de muita aprendizagem, que a gente possa levar muita coisa bacana para toda a nossa vida".

Ele ainda deu um recado para que os estudantes levem durante todo o ano letivo: "Acolham e tratem com muito respeito e carinho os nossos professores porque, ao longo deste ano, eles vão estar acompanhando a história e a formação de vocês".

A diretora da Emef Zeferino Batista Fiorot, Maria Aparecida Santos da Silva Oliveira, ressaltou a importância das famílias no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. "Os familiares têm que ser a primeira referência da vida dos nossos estudantes. Assim, elas conseguirão compreender e respeitar o professor na sala de aula e na escola. É a força da família e o caminho da escola que levam a várias oportunidades para construir na vida", pediu.

Oito escolas iniciam ano letivo até 18 de fevereiro

Alunos de oito escolas da rede municipal de ensino irão iniciar o ano letivo de 2019 até o dia 18 de fevereiro. As novas datas foram dialogadas entre os diretores das unidades de ensino e a secretaria municipal de Educação. Todas as escolas passam por reforma, e, apesar das obras não oferecem riscos aos alunos, os profissionais das unidades de ensino acharam prudente esperar a conclusão total das intervenções.

As escolas são as seguintes: os Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims) Olga Bortot Molina, no bairro Canivete (18 de fevereiro); Antônio Aprígio dos Santos, no bairro Aviso, (11 de fevereiro); Enock de Freitas, no Juparanã (11 de fevereiro); Manoel Farias de Souza, no Novo Horizonte (7 de fevereiro); Doce Mel, Baixo Quartel (7 de fevereiro); e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefes), Professora Maria da Penha Pazito, no Interlagos, (7 de fevereiro); Baixo Quartel, em Baixo Quartel, (7 de fevereiro); José Modeneze, no bairro Canivete (11 de fevereiro).

"Quanto ao calendário escolar, os pais ou responsáveis podem ficar tranquilos que será adequado para cumprir os 200 dias letivos", disse a secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

VOLTA ÀS AULAS 2019